Bola

Argentina e Colômbia decidem a Copa América nos EUA

O título da competição será disputado neste domingo. Enquanto Messi e companhia tentarão isolar a Argentina como a maior vencedora da história, a Colômbia busca o seu segundo troféu
O título da competição será disputado neste domingo. Enquanto Messi e companhia tentarão isolar a Argentina como a maior vencedora da história, a Colômbia busca o seu segundo troféu

A final da Copa América 2024 está agendada para este domingo (14), às 21h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami Gardens. De um lado, teremos a Argentina em busca do bicampeonato consecutivo. Ela medirá forças com uma das seleções que vêm apresentando um futebol de primeira qualidade: a Colômbia, que lutará pelo seu segundo título da história.

Uma das maiores campeãs do torneio, ao lado do Uruguai, com 15 títulos, a Albiceleste terminou a fase de grupos com 100% de aproveitamento, mas sofreu para vencer o Equador na fase seguinte, garantindo a classificação apenas nos pênaltis. Nas semifinais, os argentinos reencontraram o Canadá, que estava presente no Grupo A, e confirmaram a vaga para decisão após nova vitória.

La Tricolor encerrou a primeira fase com 77% de aproveitamento, sendo a melhor equipe do Grupo D, que tinha a Seleção Brasileira. Os colombianos não tomaram conhecimento nas quartas e golearam o Panamá por 5 a 0. Os comandados de Néstor Lorenzo foram valentes nas semis, eliminando o Uruguai com um jogador a menos.

Este será o 16° duelo entre Argentina e Colômbia na competição. E o domínio é amplo dos argentinos. Em 15 jogos até aqui, são 7 vitórias da Argentina, contra apenas 3 da Colômbia. As duas seleções ainda empataram 5 vezes. A última vez que este duelo ocorreu no mata-mata foi na edição passada, em 2021, no Brasil, na semifinal. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, a Argentina venceu por 3 a 2 nos pênaltis. Na fase eliminatória, inclusive, a Argentina nunca perdeu para a Colômbia e sempre avançou. Mas em 4 jogos no mata-mata, foram 3 empates e apenas 1 vitória para a Albiceleste.

Pelo lado argentino, Messi reconheceu a importância de todas as finais que jogou e afirmou que os jogadores têm que aproveitar tudo que está acontecendo. “É uma loucura o que esse grupo tem feito, o que a seleção argentina vem fazendo. Depois disso, será dada muito mais importância a todas as finais em que joguei e a todas as da antiga equipe”, disse. “Temos que aproveitar tudo o que estamos vivendo como equipe e como seleção. O que conquistamos é muito difícil e devemos aproveitar”, continuou o camisa 10, que também reconheceu que essa será uma de suas últimas batalhas defendendo a seleção argentina, e que está aproveitando. “Estou ciente de que essas são as últimas batalhas e estou aproveitando-as ao máximo”, disse.

Na Colômbia, o destaque é o meia James Rodríguez. Jogando pela seleção colombiana há quase 13 anos, ele manifestou seu orgulho e emoção por estar na briga pelo título. “Estou defendendo a seleção da Colômbia há quase 13 anos na seleção e sonhando com isso”, compartilhou ele, sublinhando o desejo profundo de sua nação por essa conquista. Sua trajetória é marcada por altos e baixos, mas sua habilidade técnica e visão de jogo sempre estiveram presentes, garantindo-lhe um lugar de destaque no cenário futebolístico mundial. E que agora pode ser coroada.