O programador portátil do equipamento que controla o semáforo localizado no cruzamento da travessa Padre Eutíquio com a avenida Conselheiro Furtado parou às 5h18 da última terça-feira (13). Justamente o dia e hora em que houve a mais recente ocorrência de furto de cabo.
De janeiro a 13 de setembro, já são 2.631 metros de cabos furtados, causando um prejuízo financeiro de R$ 19.995,60. O montante é representa recursos suficientes para a instalação de equipamentos em dez novos cruzamentos.
LEIA TAMBÉM:
+ CMB homenageia Diário do Pará em sessão solene
+ Justiça libera R$ 2,6 bilhões para segurados do INSS
Essa prática está se tornando frequente na cidade e responsável pelos semáforos apagados, causando riscos no trânsito. O ano de 2021 fechou com 68 ocorrências, enquanto que 2022, só entre janeiro e setembro, já são 60 ocorrências. Desse total, apenas 12 furtos ocorreram entre janeiro e março. Assim, do primeiro trimestre para hoje o número de casos aumentaram 5 vezes.
No ranking dos bairros com maior ocorrência de furtos, o Reduto lidera com 14 ocorrências, seguido de Nazaré, com 11 ocorrências, Campina com 8, Batista Campos são 7casos, Telégrafo, Cremação e Umarizal com 2 casos cada e Souza, com uma ocorrência registrada.