Bola

Paysandu nunca venceu o Coxa no PR e quer quebrar tabu

O Papão busca melhorar o retrospecto no Sul. Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu
O Papão busca melhorar o retrospecto no Sul. Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

Pela 21ª vez na história, Coritiba e Paysandu se enfrentam, com o retrospecto apontando vantagem para a equipe paranaense. O Papão tenta, neste domingo, quebrar o tabu de nunca ter vencido o Coxa na casa do adversário, onde as equipes já se enfrentaram oito vezes, com sete vitórias do time paranaense e um empate.

Os resultados mais expressivos registrados nas 20 partidas entre as equipes aconteceram nos anos de 1991 e 2012, quando o alviverde do Sul, jogando em seu reduto, aplicou 3 a 0 e 4 a 1 sobre o time paraense, ambas as partidas valendo pela Copa do Brasil das respectivas temporadas.

O histórico registra jogos por apenas três competições: Séries A e B do Brasileiro e, como registrado anteriormente, Copa do Brasil. A 1ª vez que Coxa e Papão estiveram frente a frente foi no dia 12 de setembro de 1973, com a vitória do time paranaense por 1 a 0, jogando em Belém. A última vez em que as equipes se enfrentaram foi no dia 27 de outubro de 2018, em confronto válido pela Série B, como o deste domingo. Além de contar com maior número de vitórias, o Coritiba também tem a seu favor a melhor marca de gols.

HISTÓRICO

l Jogos: 20

l Vitórias do Coritiba: 11 (55%)

l Empates: 6 (30%)

l Vitórias do Paysandu: 3 (15%)

l Gols do Coritiba: 29

l Gols do Paysandu: 12