Pará

Pará cumpre meta de alfabetização de 2024

O Programa Alfabetiza Pará, do Governo do Estado, tem concretizado a alfabetização de crianças em todo o território paraense.
O Programa Alfabetiza Pará, do Governo do Estado, tem concretizado a alfabetização de crianças em todo o território paraense.

O Programa Alfabetiza Pará, do Governo do Estado, tem concretizado a alfabetização de crianças em todo o território paraense. Para garantir o direito à alfabetização de todas as crianças na idade certa, em regime de colaboração com os 144 municípios do Pará, foi reforçado o “Compromisso Alfabetiza Pará”, durante evento realizado nesta quinta-feira (4), no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém.

“O resultado que o Pará alcançou de 48% muda a realidade das crianças e queremos chegar a 95% até 2030, começando por alcançar 59% já em 2024. Não adianta só ter uma escola bonita, maravilhosa e reformada sem que nossas crianças saibam escrever. O que precisamos é das crianças do Pará lendo após intervenção de programas como os nossos, com os esforços dos municípios”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.

Conforme o representante da Secretaria de Educação (Seduc), o Estado pretende avançar na meta nacional. “Temos que sonhar mais alto. Se a gente sonhar baixo, a expectativa será de baixo resultado. Eu acredito demais nas crianças paraenses, acredito demais nos professores das nossas redes, acredito demais no esforço”, complementou.

O Estado, por meio da Seduc, lançou, em fevereiro de 2023, o Alfabetiza Pará que, em regime de colaboração com as prefeituras e municípios, potencializa e garante a alfabetização na idade certa. Em apenas 6 meses de implementação completa do programa, no ano de 2023, o Pará mais do que dobrou o número de crianças leitoras, saindo de 21% para 47%, segundo a Avaliação de Fluência Leitora, que considerou dados da rede pública, contando com a rede estadual e municipais.

META ALCANÇADA

Em junho de 2024, o Governo Federal divulgou o relatório técnico da primeira avaliação censitária de alfabetização apresentada no evento do programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, que apontava que em menos de seis meses o Pará já cumpriu a meta de alfabetização de 2024. Dos 37% estabelecidos pelo MEC, considerando dados do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), o Pará alcançou 48%. Ainda segundo o mesmo relatório, o Estado está entre os 6 que mais evoluíram positivamente seus índices de alfabetização com relação a 2019, período anterior à pandemia da Covid-19.

“Quero destacar a importância de um momento como esse, em que diversas esferas do Governo se comprometem com esse direito humano, que é um direito à alfabetização. Estou aqui para dizer que o Pará tem um lugar especial no coração do Ministério da Educação, pelo que representa para o país”, disse Alexsandro Nascimento Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da Secretaria de Educação Básica/SEB (MEC).

Atentos, prefeitos, representantes do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC), Tribunal de Contas do Município e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), acompanharam a relação dos municípios e suas respectivas metas para este ano e para 2023, conforme as diretrizes da nova política de alfabetização da União e do Alfabetiza Pará.

“Eu tenho certeza que nós vamos chegar no final desse ano com a nossa meta muito mais alta”, disse Rosiberg Torres Campos, prefeito do município de Porto de Moz.

Para Elen Alves, presidente da Undime Pará e Dirigente Municipal de Educação de Santa Izabel do Pará, o pacto é fundamental para chegar às metas. “Este momento é histórico para o Estado, onde nós estamos mais do que nunca assumindo um compromisso entre prefeito, secretário e governo de Estado para que realmente nós consigamos efetivar um compromisso que foi assinado, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, comentou.