Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da menstruação e da saúde menstrual, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (3/7), o Projeto de Lei (PL) nº 1.396/2022 , que institui o 28 de maio como Dia Nacional da Dignidade Menstrual.
A proposta é de autoria da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), com a relatoria da colega Jack Rocha (PT-ES). Tabata Amaral defende a criação da Semana Nacional da Dignidade Menstrual durante a semana de 28 de maio, Dia Internacional da Dignidade Menstrual, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da menstruação e da saúde menstrual. Ela argumenta que isso ajudaria a combater preconceitos, mitos e tabus frequentemente associados ao tema.
A deputada ressalta que a menstruação ainda é um tabu que afeta a vida das pessoas, inclusive no ambiente escolar, onde pode causar constrangimento e levar à ausência. Jack Rocha, em seu parecer, também destaca a necessidade de ampliar o debate sobre o assunto, enfatizando que muitas pessoas precisam de apoio emocional e material para lidar com essa questão.
Para conseguir absorventes de forma gratuita pelo Programa Dignidade Menstrual do governo federal:
- Esteja matriculado em escola pública ou em situação de rua/vulnerabilidade social.
- Acesse o Programa Farmácia Popular do Brasil.
- Verifique quais farmácias participam do programa na sua região.
- Apresente documentos que comprovem sua situação de baixa renda ou vulnerabilidade social.
- Procure assistência social local se precisar de ajuda para acessar o programa.