Luiza Mello
O ministro das Cidades, Jader Filho, está em Belém para participar da 11ª Caravana Federativa, que acontece nesta quinta, 4, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, na capital paraense. O evento vai contar com representantes de 35 ministérios do governo federal. Da pasta das Cidades, estarão presentes todas as secretarias nacionais: Desenvolvimento Urbano e Metropolitano; Mobilidade Urbana; Habitação; Saneamento Ambiental; e de Periferias. O evento é voltado para prefeitos, vice-prefeitos, representantes de secretarias municipais e estaduais, gerentes municipais de convênios, parlamentares, representantes de consórcios e federações municipais e estaduais e da sociedade civil organizada.
O objetivo da Caravana Federativa é sanar dúvidas, dar orientações e atender a todos os participantes. Jader Filho antecipou que vai fazer importantes anúncios sobre atos oficiais no âmbito do Novo PAC e do Minha Casa, Minha Vida direcionados especificamente aos municípios de Belém e Ananindeua, na região metropolitana da capital paraense.
Os atendimentos serão feitos também na sexta, 5, e vai contar com servidores de seis autarquias, de três bancos públicos e de diversas empresas que vão prestar atendimento e informações para os entes federados (União, Estados e Municípios), por meio da participação ativa dos ministérios e demais órgãos federais, em um esforço conjunto para democratizar o acesso aos programas e serviços essenciais.
Também presente ao evento, o Serpro ou Serviço Federal de Processamento de Dados vai levar atendimento e informações aos gestores públicos locais sobre programas e serviços essenciais, além de apresentar a Plataforma de Inteligência de Governo e outras soluções que aceleram a transformação digital e aprimoram a gestão pública.
Desde o ano passado, a Caravana Federativa vem percorrendo o Brasil com o objetivo de proporcionar a gestores estaduais e municipais um atendimento personalizado. A ideia é aproximar o governo federal de estados e municípios como forma de incentivar a cooperação entre os entes federados com informações de qualidade e acessíveis a todos.
O evento já passou pelos estados do Piauí, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Amapá.