Notícias

Concursos Federais: novas seleções serão autorizadas ainda nesta semana

Segundo a ministra Esther Dweck, em entrevista ao GLOBO, as seleções previstas estão mantidas e os cortes na pasta serão definidos na próxima semana.
Ministra Esther Dweck anuncia 2.480 vagas para concursos do Governo Federal. Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil.

JC Concursos

Boa notícia para quem aguarda a realização de novos concursos federais. Acontece que, de acordo com as últimas informações do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, novas seleções devem ser autorizadas ainda nesta semana. Órgãos, vagas e cargos devem ser anunciados a qualquer momento, com as respectivas publicações. No dia 29 de junho, a ministra Esther Dweck já havia dito que novos avais deveriam ocorrer em julho.  Desta forma, os interessados devem ficar atentos.

“Até o início de julho a gente deve autorizar novas vagas. Já anunciamos no Meio Ambiente, por exemplo. Precisamos avaliar se os ministérios e áreas contemplados vão querer fazer a prova unificada ou não. Eles querendo a gente pode repetir a prova unificada”, disse Dweck, no dia 29, em entrevista para a rádio CBN.

Embora órgãos, cargos e vagas ainda não tenham sido antecipados, já está certo que a área ambiental deverá ser contemplada. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, já havia antecipado que as próximas seleções contarão com 460 vagas, distríbuídas da seguinte forma:

  • Ibama – 260 vagas
  • ICMBio – 180 vagas
  • Jardim Botânico do Rio de Janeiro – 20 vagas

Em março, em entrevista para o jornal O Globo, a ministra da Gestão já havia tratado do tema e anunciou que deverão ser oferecidas aproximadamente mais 9 a 10 mil vagas, por meio de concursos públicos, no funcionalismo federal, até 2026.

De acordo com Dweck, a oferta deve complementar as 9 mil vagas já oferecidas em 2023, por meio do Concurso Nacional Unificado e outras seleções descentralizadas. Ainda segundo ela, a expectativa é de que o governo Lula preencha aproximadamente 20 mil vagas na atual gestão. “Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações. Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário”, disse, na ocasião.