Enquanto o resto do Brasil precisa se aquecer com o frio do inverno, o norte do país diminui as roupas e se prepara para enfrentar as altas temperaturas. É nesse clima de verão amazônico, que o Bloco Minha Boca Treme, liderado pelo cantor e artista multimídia, Jeff Moraes, retorna às ruas de Belém. Será no próximo domingo (09/07), a partir das 15h, o Ensaio Aberto com o tema “Verão Amazônico”. O bloco nasceu em 2023, oficialmente sai no período de carnaval, entretanto também vai às ruas em outras duas épocas especiais para a cidade de Belém, o domingo do último Arrastão do Pavulagem e o do Círio.
O cortejo cultural guiado por uma bike som, guitarra e percussão, acompanhado de pernaltas, irá percorrer do Boulevard da Gastronomia a casa de eventos Musik Park. A banda Fruto Sensual é uma das atrações do line-up que também conta com os shows de Ciel (PE), Jeff Moraes convida Naieme, Camila Castro (canta sapagode), Dj Will Love e DJ Shayra Brotero. Os ingressos estão à venda no Sympla, o cortejo é gratuito.
A última edição oficial da saída do bloco, que aconteceu no carnaval, reuniu aproximadamente mil pessoas nas ruas. A espera é que nesta edição o cortejo reúna um grande público, devido a concentração dos brincantes do pavulagem que ficam nas ruas após a passagem do brinquedo junino paraense. Para Jeff Moraes, um artista oriundo dos batuques da cidade, que tocou em eventos como o Pavulagem, ao lado de Ronaldo Silva e outros mestres da cultura popular, e que cresceu na arte acompanhando o tradicional Boizinho. Sair nas ruas, nessa época, tem um significado especial.
“O arraial do Arraial do Pavulagem é um brinquedo de cultura popular que envolve diversos arquétipos e símbolos da nossa cultura. E isso sempre me faz ficar muito encantado. Já cantei várias vezes com o Arraial, estive perto daqueles Mestres e isso sem dúvida nenhuma é uma fonte de inspiração sem igual. Um boi que leva essa quantidade de gente para a rua e fomenta a cultura da Amazônia é sem dúvida uma fonte de inspiração para o meu trabalho”, comenta Jeff Moraes, idealizador do bloco.
Uma das grandes atrações da noite, Valéria Paiva, cantora da banda Fruto Sensual que se apresenta pela primeira vez no Bloco Minha Boca Treme, garante que os clássicos serão apresentados no show e vê de forma positiva a união de vários estilos musicais paraenses. “A gente tá um passo aí, né? Dos holofotes estarem todos voltados aqui para o Norte, para a Amazônia. Ano que vem com a COP30, então eu acho que essa é a hora da gente juntar, pegar a nossa cultura musical e unir tudo e mostrar para o mundo”, finaliza Valéria.
Bloco Minha Boca Treme
O bloco Minha Boca Treme é um bloco independente, idealizado pelo artista Jeff Moraes que tem como objetivo realizar uma experiência de carnaval na Amazônia. Misturando sonoridades, ritmos e música autoral, sabores com a distribuição de cachaça de jambú e liberdade e acolhimento para o público lgbtqiapn+ . O bloco opta por uma estética paraense ao utilizar a bike som,pois é uma forma de difusão de propagandas e música muito utilizada na capital e recorrente na paisagem da cidade.”Tu vai no Ver-o-peso e tu encontras uma bike som em cada esquina, então eu resolvi assumir que a gente vai tá numa bicicleta com guitarra ligada, um microfone, muita vontade de fazer carnaval e música amazônica”, finaliza o cantor
O Bloco Minha Boca Treme é mais uma etapa na carreira de Jeff Moraes. Que após se consagrar cantando em blocos de carnavais na cidade, optou por empreender e montar a própria festa. O bloco surgiu em 2023, está na 6° edição e já chegou a reunir mil pessoas na rua.
Jeff Moraes
Jeff Moraes tem mais de dez anos de carreira. É cantor, ator, compositor e apresentador. Tem um álbum autoral lançado chamado de Tambor e Beat. Neste ano de 2014, Jeff foi convidado para ser jurado da premiação nacional do Prêmio Multishow . No carnaval de 2023, o cantor esteve ao lado da cantora Isa e de Carlinhos Brown, em março se apresentou na programação da Virada Cultural de São Paulo. Em 2022, na Feira do Açaí, o artista realizou um show de divulgação do DVD do trabalho autoral intitulado Tambor e Beat. Jeff tem uma trajetória marcada pelas batucadas de ruas, fruto das ocupações de Belém, e é reconhecido por cantar o repertório de carnaval em blocos tradicionais da cidade. Dessa vez, Jeff se lança como empreendedor e promove um bloco totalmente independente.
Serviço: Ingressos liberados
1ºLote: 20 reais
Music Park
Concentração do cortejo: Boulevard da gastronomia
Data: 07/07
Horário: 15 hrs
AFTER DO ARRAIAL DO PAVULAGEM