Na manhã deste domingo (30), policiais do 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM) salvaram a vida de um bebê recém-nascido que estava engasgado no bairro Novo Horizonte II, em Marituba. A ação aconteceu na rua do Fio, durante rondas preventivas.
Os policiais foram acionados por um grupo de pessoas para socorrer uma criança engasgada. Ao chegarem ao local, encontraram o bebê desacordado junto aos pais. Imediatamente, realizaram os primeiros socorros utilizando a “Manobra de Heimlich” para desobstruir as vias respiratórias do bebê.
A técnica consiste em aplicar pressão com as mãos sobre o diafragma da pessoa engasgada, provocando uma tosse forçada que expulsa o objeto obstrutor dos pulmões. Graças à rápida intervenção dos policiais, o bebê voltou a respirar normalmente, aliviando o desespero dos pais.
Após os primeiros socorros, os policiais acompanharam a criança e seus pais até a Unidade Hospitalar de Urgência e Emergência Augusto Chaves, em Marituba. No hospital, foram realizados todos os procedimentos médicos necessários para garantir a estabilidade e o bem-estar da criança.
Essa ação ressalta a confiança da sociedade na atuação eficaz da Polícia Militar, que opera de forma preventiva e repressiva, proporcionando o suporte necessário em situações tanto simples quanto complexas.
(Com informações da PM PA )