Trayce Melo
No último sábado (29), houve a retirada das fitas amarradas no portão da Basílica Santuário. As fitas coloridas, que simbolizam a devoção popular a Nossa Senhora de Nazaré, são amarradas durante todo o ano pelos fiéis que fazem pedidos e expressam a sua fé com este gesto.
O ritual de incineração das fitas, realizado pelos Padres Barnabitas, simboliza a aceitação divina dos pedidos dos fiéis. Este ano, a retirada das fitas contou com a assistência da Guarda de Nazaré. Durante a retirada, os guardas rezavam o rosário, dedicado às intenções dos pedidos feitos ao amarrar as fitas.
O Padre Barnabita Josué Bosco destaca a importância dessa prática para os paraenses. “Nós sabemos que a partir do mês de agosto a movimentação começa a crescer aqui em Belém com relação aos devotos. Então precisamos fazer essa manutenção e também dar espaço para que outras pessoas possam vir depositar os seus pedidos. Após a retirada dessas fitinhas, elas são levadas ao nosso seminário em Benevides, o seminário dos padres Barnabitas, ali em um rito de incineração se oferece todas as orações a Deus”, explica.
Para Edno Lopes, Guarda de Nazaré, esse momento é de grande responsabilidade e comprometimento com as promessas dos devotos. “Estamos lidando com promessas, a responsabilidade é muito grande. A nossa função é ter o cuidado de guardar, de resguardar essas promessas, para que elas se perpetuem ao longo do tempo. Para que essas promessas sejam bem guardadinhas e cheguem à Nossa Senhora”, conta.