Nos dias 26 e 27, a Polícia Militar, por meio do Comando de Missões Especiais (CME), visitou o quartel do Corpo de Bombeiros do Acre, a fim de realizar um transporte aéreo de um cão de busca doado pela Corporação acreana para a PMPA. A chegada do animal visa fortalecer o efetivo de segurança, já se preparando para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Durante o período da visita, foram tratados todos os âmbitos legais para garantir conforto e bem-estar do animal, como a ambientação com o condutor cinotécnico e o cão. Durante reunião com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre, Coronel Charles, foi feita avaliação clínica do animal e conferência da documentação para o transporte do cão.
A doação do cão aconteceu após a participação e a garantia das primeiras colocações de três militares do Batalhão de Ações com Cães (BAC), no curso de busca, resgate e salvamento com cães, ofertado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O 1º Tenente Eduardo, instrutor do CBM-AC, prometeu que um cão da raça rastreador brasileiro, de linhagem e especializado em busca, seria doado para a PMPA. O objetivo é que este cão colabore com o trabalho realizado pela Corporação e seja empregado na COP 30.
Os cães na Polícia Militar são verdadeiros heróis. Eles começam a ser treinados para a profissão desde muito pequenos. Farejam explosivos, armas e entorpecentes. Vivem para garantir o bem-estar da sociedade paraense, fazendo parte do efetivo do Batalhão de Ações com Cães (BAC).
(Fonte: PMPA)