O esforço e a dedicação dos estudantes da rede estadual de ensino são reconhecidos pelo governo do Pará. Nesta quinta-feira (27), o Estado premiou 257 estudantes de 20 escolas de Belém, com cheques de R$ 10 mil do Programa Bora Estudar. Todos os contemplados conseguiram notas acima de 900 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou tiveram melhor desempenho em sala de aula em 2023.
Entre os benefícios, também está o Programa “Sua Casa” que garante a construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da casa dos estudantes. A cerimônia de entrega dos cheques reuniu os alunos das escolas públicas estaduais e famílias deles, além de professores, representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e autoridades no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Visconde de Souza Franco, no bairro do Marco, em Belém.
Secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares parabenizou os estudantes. “É uma alegria muito grande estar aqui com todos vocês e, especialmente, com esses estudantes incríveis que tiveram esse resultado. Nós, pela primeira vez, estamos fazendo um reconhecimento dos estudantes dentro do Estado do Pará”, afirmou o secretário da Seduc.
“Não tem nada parecido sendo feito no Brasil. O Pará é o primeiro Estado a reconhecer desta maneira os estudantes. São mais de 17 mil estudantes, mas são os melhores de cada turma e aqueles que tiraram a cima de 900 pontos na redação do Enem. E isso, para a gente, é muito importante porque sempre falamos das coisas difíceis, das coisas que temos que melhorar – e tem muita coisa para melhorar, mas a gente precisa reconhecer e comemorar as grandes vitórias de cada um. O governador Helder Barbalho tem investido na educação. A gente sabe que tem muita escola para reformar, coisas para melhorar e a gente não bota os nossos desafios embaixo do tapete. Agora nós estamos melhorando a internet, estamos comprando equipamento e todas essas coisas todas importantes, mas é muito importante reconhecer as vitórias que a gente está tendo também. Hoje o salário do professor do estado do Pará é o mais alto do Brasil e isso a gente faz porque acredita que como a família é importante, o professor e a professora são fundamentais. Aliás, todos os funcionários, porque a gente aprovou, inclusive, a carreira de todos os demais funcionários”, ressaltou o titular da pasta.
O “Bora Estudar” é o maior programa de bonificação e reconhecimento para estudantes do Brasil. Além disso, a iniciativa inédita gera oportunidade e transforma sonhos em realidade. Como a estudante Mariana Martins, que concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio David Salomão Mufarrej e hoje cursa odontologia na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Atenção, estudantes e responsáveis! – Os estudantes contemplados pelo Bora Estudar que ainda não receberam o cheque de R$ 10 mil podem ter pendências na documentação e devem procurar a direção da sua escola para verificar e resolver a situação. É possível que haja pendência, como por exemplo, a não assinatura do termo de compromisso ou preenchimento inadequado das informações.