Durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, o TikTok anunciou seu projeto de utilizar influenciadores de inteligência artificial para testar publicidade. O recurso, conhecido como Symphony, permite que anunciantes criem campanhas com avatares em mais de 10 idiomas. Iniciados em maio de 2024, esses modelos incluem opções de avatares genéricos ou personalizados, inspirados em porta-vozes específicos de marcas, todos identificados com um aviso de “gerado por IA”.
Além disso, o TikTok planeja implementar tecnologia para reconhecer imagens e vídeos gerados por IA, introduzindo “Credenciais de Conteúdo” como uma marca d’água digital para indicar a origem e edição das imagens. Desenvolvida pela Adobe e adotada por empresas como a OpenAI, essa ferramenta visa aumentar a transparência e mitigar o uso indevido dessas tecnologias.
Em vista das preocupações com o potencial uso de conteúdo por IA para desinformação durante períodos eleitorais, o TikTok e outras 19 empresas de tecnologia, incluindo Meta (controladora do Instagram e Facebook) e YouTube, comprometeram-se a combater tais práticas. Este acordo antecipa as eleições presidenciais nos Estados Unidos ainda este ano, refletindo um esforço conjunto para garantir a integridade digital e a transparência nas plataformas.
(Com informações OCP News)