Nildo Lima
Mesmo invicto jogando na Curuzu desde o ano passado, disputando jogos do Parazão, da Série C do Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde, o Paysandu, cuja última derrota em sua casa aconteceu no dia 1º de julho de 2023, diante do Brusque-SC, pela Terceirona do Nacional, possui o terceiro pior aproveitamento atuando como mandante na Série B deste ano. A equipe bicolor fez até aqui cinco partidas em Belém, quatro delas em seu próprio estádio e uma no Mangueirão, Dos 15 pontos disputados como mandante, o time bicolor só conseguiu faturar sete, deixando escapar, portanto, outros oito pontos preciosos.
Em termos de “dever de casa”, o Paysandu só consegue ser um “aluno” mais aplicado que a Chapecoense-SC e o Guarani-SP, que atuando diante de suas torcidas, em seis partidas conseguiram “abocanhar” apenas seis e cinco pontos, respectivamente. A equipe do técnico Hélio dos Anjos só conseguiu vencer uma das partidas que fez em casa. Foi contra o América-MG, pela 8ª rodada da Série B, quando aplicou 2 a 0 sobre o visitante mineiro, até então com uma invencibilidade de sete jogos.
Nos demais jogos, o Paysandu não foi além de empate, enfrentando o Botafogo-SP (1 a 1), no Mangueirão, Avaí-SC (0 a 0), Goiás-GO (1 a 1) e CRB-AL (1 a 1). Agora, frente ao Operário-PR, na próxima rodada, o Papão tem a chance de entrar nos trilhos, melhorando o “retrato” que tem como mandante. O desafio não é lá dos mais fáceis, visto que o Fantasma, como é apelidado o time paranaense tem feito alguns estragos no campeonato, possuindo um rendimento de 55,6% nesta condição dentro do campeonato. O time fez jus ao apelido que tem vencendo, fora de casa, o Ituano-SP (2 a 0), Guarani-SP (1 a 0) e Chapecoense-SC (1 a 0). Perdeu para o Vila Nova-GO e Coritiba-PR (ambos por 1 a 0) e empatou com o Brusque-SC (0 a 0).
OS CINCO PIORES MANDANTES DA SÉRIE B
- Guarani-SP – 5 pontos em 6 jogos
- Chapecoense-SC – 6 pontos em 6 jogos
- Paysandu – 7 pontos em 5 jogos
- Ituano-SP – 7 pontos em 7 jogos
- Novorizontino-SP – 8 pontos em 5 jogos