Pará

Palacete Pinho passará por avaliação de danos após colisão

Palacete Pinho passará por avaliação de danos após colisão

Localizado na Rua Doutor Assis, no bairro da Cidade Velha, em Belém, o Palacete Pinho é considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma das obras que melhor representam o ápice econômico do Ciclo da Borracha no Pará.

Apesar de toda a importância e simbologia, o prédio tem sofrido ao longo dos anos com problemas de manutenção. E, na tarde desta terça-feira (13), parte da fachada do prédio icônico desabou.

Veja também:

Francês acusado de assédio em academia será julgado em Belém

Vídeo: veja momento da prisão do dono da lancha naufragada

Imagens circularam nas redes sociais e mostram parte da frente do prédio histórico destruída após um acidente provocado por um caminhão, que fazia uma manobra na Rua Doutor Assis e acabou atingindo a fachada.

Em nota, a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), informou que uma equipe técnica do Departamento de Patrimônio Histórico (DEPH) foi enviada ao Palacete Pinho para avaliar a denúncia e os danos causados ao edifício, para que as medidas necessárias fossem tomadas.












|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:


 A Fundação informou ainda que a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) vai colocar tapumes para proteção do local e que a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está à frente da gerência do edifício em questão.

HISTÓRIA

O Palacete Pinho é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Agora como administradora do imóvel, desde meados de agosto de 2022, a Semec realizará o restauro no prédio, que abrigará o Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace).

O prédio é um marco do símbolo da herança deixada pelo Ciclo da Borracha (1879-1945). O imóvel passou por obras em 2003, mas acabou não sendo utilizado nos anos seguintes. 

O Palacete se localiza na rua Doutor Assis, na Cidade Velha. O prédio tem características provenientes do Ciclo da Borracha, a chama Belle Èpoque na Amazônia. Conta com três andares e foi ocupado pela família do comendador Antônio José de Pinho, responsável por sua construção no ano de 1897.