Entretenimento

Boi Pavulagem e seu Batalhão da Estrela trazem novos convidados para o segundo domingo de Arrastão

Boi Pavulagem e seu Batalhão da Estrela trazem novos convidados para o segundo domingo de Arrastão

Continua, em Belém, a festa repleta de tradições folclóricas e ritmos vibrantes. O Arrastão do Pavulagem volta às ruas, neste domingo (23), na segunda semana de programação. A partir das 9h, os brincantes se concentram em frente ao Theatro do Paz para o cortejo, que tem como ponto final a Praça Waldemar Henrique. Lá a banda Arraial do Pavulagem se apresenta com os convidados: Maria Lu, Antônio de Oliveira e Na Cuíra Pra Dançar.

Os Arrastões ainda ocorrem em 30 de junho e 07 de julho, com expectativa de receber 35 mil pessoas cada. O espetáculo começa com a Roda Cantada, às 9h, em frente ao Theatro da Paz. Às 10h, o cortejo sai pela Presidente Vargas e segue pela Rua Municipalidade, chegando depois ao palco da Praça Waldemar Henrique. A banda promete tocar sucessos que o público já ama e também as músicas inéditas “Boi da Estrela” e “Bordado de Flor”, lançadas nas plataformas digitais no último dia 14 de junho.

O presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva, falou da empolgação pelos Arrastões, que continuam no alto mesmo após quase 40 anos de celebração. “A expectativa é que continue tranquilo, com muita festa e alegria no coração. Que todos brinquem e se divirtam conosco na rua, consolidando a dedicação dos brincantes iniciantes e iniciados do Batalhão da Estrela. Esperamos tudo de bom para os próximos três Arrastões de 2024 e o público pode crer que vamos dar nosso melhor por essa grande festa, que tem como maior tradição levar cultura para o povo da Amazônia”, diz o músico e compositor.

NA CUÍRA

Convidada deste domingo do Arraial do pavulagem, a banda Na Cuíra Pra Dançar aproveita para promover o single “Fogueira”. Antes, no sábado (22), eles se apresentam na Casa Apoena. Lançado no último dia 7 de junho, o single celebra o período da quadra junina desde os seus preparativos. Para incorporar o clima dos folguedos, a banda somou vozes a Júnior Soares e Ronaldo Silva, fundadores e músicos do Arraial do Pavulagem. A faixa conta ainda com percussões gravadas pelo músico potiguar Dinei Teixeira.

“’Fogueira’ é sobre aqueles momentos que às vezes as pessoas não veem, ou vêem, mas sem dar muita atenção, que é o período que as quadrilhas ensaiam desde fevereiro,” comenta o vocalista e guitarrista da banda, Kleyton Silva. Em Belém, essa preparação é percebida com a mudança das cores da cidade e a atmosfera que se instala à medida que junho se aproxima – e que já está consolidada na cidade nesta reta final do mês.

Ronaldo Silva destacou que a gravação foi “emocionante”: “É uma alegria para nós, do Arraial do Pavulagem, poder gravar uma quadrilha. Nós, que temos esse trabalho com a quadra junina, valorizamos muito esse movimento fortíssimo no nosso estado e em todo o Brasil. A música é muito boa e apropriada. Foi emocionante gravar, e acho que isso transparece no resultado final. Vamos juntos fazer a quadrilha mais bonita do Brasil!”.

Formada por Armando de Mendonça (rabeca e violino), Danilo Rosa (voz, guitarra e produção), Hamilton Rocha (bateria), Kleyton Silva (voz e guitarra) e Luan Lacerda (baixo), a Na Cuíra Pra Dançar tem nove anos de atuação. A banda é conhecida por fazer um som vibrante e diverso, que mistura xotes, toadas, cúmbias, bregas, guitarradas e carimbós. Com um EP já lançado e um pocket show disponível em seu canal do YouTube, gravado em 2021 no Estúdio Casa, a banda tem se destacado na cena musical de Belém.