Nildo Lima
Quebrado o tabu de não vencer fora de casa na Série B do Brasileiro, com o triunfo sobre o Ituano-SP, o Paysandu volta a ter, neste domingo, às 16h, a missão de arrancar mais três pontos atuando como visitante, diante da Chapecoense-SC, na Arena Condá, na cidade de Chapecó, pela 12ª rodada do campeonato. A partida também representa a chance de reabilitação para a equipe bicolor, que vem de um empate, na Curuzu, frente ao CRB-AL, por 1 a 1. O resultado é considerado uma derrota pela Fiel, já que foram mais dois pontos jogados fora pela equipe atuando diante de sua inflamada torcida.
Com o desfecho da 11ª rodada da Segundona, o Papão que ocupava a 15ª colocação na classificação do campeonato, com 12 pontos, após o jogo contra o time alagoano, voltou à 16ª posição, ficando, portanto, apenas um degrau acima da zona de rebaixamento à Série C de 2025. Para recuperar terreno na disputa, a equipe alviceleste precisa surpreender a Chape, que se encontra em situação um pouco melhor que seu oponente na tabela de pontuação. O time da região Sul é o 14º na classificação, com 14 pontos.
Se o Papão busca a vitória, neste domingo, para apagar o tropeço em casa, a Chape, por sua vez, tenta superar o jejum de não vencer atuando em seus próprios domínios, a Arena Condá. A última fez que o time catarinense conseguiu triunfar no local foi há dois meses e três dias, na abertura da Segundona, quando aplicou 3 a 1 sobre o Ituano. De lá pra cá foram três empates (América-MG, Ponte Preta-SP e Vila Nova-GO) e uma derrota (Operário-PR), esta na rodada passada.
A pressão da torcida é forte em cima da Chapecoense para que o time saia o quanto antes da zona intermediária da classificação, mas o grupo comandado pelo técnico Umberto Louzer não consegue dar a chamada volta por cima, o que os bicolores esperam que não ocorra justamente agora. O Papão tem contra si o baixo aproveitamento atuando fora de Belém. Em seis partidas, o Papão só conseguiu uma vitória ((Ituano) e dois empates (Amazonas-AM e Guarani-SP), sofrendo três derrotas (Santos-SP, Mirassol-SP e Sport-PE).
O retrospecto do confronto é diminuto e equilibrado. As equipes só estiveram em campo, frente a frente, em dois jogos, com uma vitória para cada lado. Até mesmo nos números de gols há empate, com quatro tentos para cada lado. O 3º confronto, portanto, se constitui numa espécie de “tira cisma” dos mais importantes para as equipes.
FICHA DO JOGO
- Chapecoense: Matheus Cavichioli; Mailton, Bruno Leonardo, Habraão e Mancha; Auremir,Tarik (Marlone) e Rafael Carvalheira; Marcinho, Thayllon e Thomás (Giovani Augusto). Técnico: Umberto Louzer.
- Paysandu: Diogo Silva; Edilson, Wanderson, Quintana e Bryan Borges; João Vieira, Leandro Vilela e Juninho (Netinho); Esli Garcia, Edinho e Nicolas. Técnico: Hélio dos Anjos.
- Local: Arena Condá (Chapecó/SC). Data e horário: Domingo (23), às 16h. Árbitro: Kleber Ariel Goncalves da Silva (PR). Assistentes: Fernanda Krüger (MT) e Andrey Luiz de Freitas (PR). Transmissão: RBATV/Band, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).