Polícia

Membro do Comando Vermelho é morto em Igarapé-Miri

Suspeito trocou tiros com a PM e acabou morto. Ele tinha ficha corrida e integrava uma facção criminosa em Igarapé-Miri.
Suspeito trocou tiros com a PM e acabou morto. Ele tinha ficha corrida e integrava uma facção criminosa em Igarapé-Miri.

JR Avelar

Uma equipe do 66º Pelotão Policial Destacado de Igarapé-Miri subordinada ao 31º Batalhão e ao CPR IX do Baixo Tocantins esteve na delegacia de Polícia Civil de Igarapé-Miri para relatar uma alteração no serviço que resultou em intervenção policial seguida de morte.

A equipe fez registrar que estava de plantão nesta quinta-feira (20) quando por volta das 16h20min, enquanto realizavam patrulhas na cidade, receberam informações dando conta de que um suspeito perigoso identificado como Vinícius de Sousa Pena, vinculado à facção Comando Vermelho, envolvido em diversos assaltos ocorridos nesta cidade em período recente, estava de volta.

Consta nos registros que além de responder pelo crime de tráfico de entorpecentes, pesam ainda diversos mandados de prisão por roubos e estaria homiziado em uma casa na rua Rui Barbosa, bairro Cidade Nova, juntamente com outros faccionados, onde todos estariam portando armas de fogo. 

De posse das informações e por se tratar de homens de alta periculosidade, o relator da ocorrência juntamente com sua equipe formada pelos militares nas viaturas 3113, 3114 e 3115 se deslocaram até o local para averiguar a veracidade das informações.

Relata o fato que, chegando à casa onde os suspeitos estariam, ao perceberem a aproximação dos militares, efetuaram disparos em direção as guarnições sendo que um deles posteriormente identificado como Vinícius de Sousa Pena estaria no interior da casa alvo da denúncia e os demais, ao menos três portando armas de fogo, estariam nos fundos da residência em uma área de várzea.

Os policiais militares, visando cessar a injusta agressão e se utilizando moderadamente dos meios necessários, efetuaram disparos de arma de fogo em direção aos agressores, tendo atingido Vinícius de Sousa Pena o qual foi imediatamente socorrido e encaminhado ao hospital municipal de Igarapé-Miri, tendo, todavia, não resistido aos ferimentos.

Os demais criminosos, após os disparos em direção à guarnição, conseguiram empreender fuga, tendo conseguido se evadir pela área de charco e difícil acesso localizada nos fundos da residência. 

Foi constatado que o armamento utilizado pelo agressor seria uma arma de fabricação caseira de calibre 20, contendo uma munição deflagrada e uma munição de mesmo calibre intacta, sendo que posteriormente, após vasculhar a área por onde os demais elementos se evadiram, foi encontrada ainda uma espingarda de calibre 22, contendo uma munição percutida de calibre 22 e oito intactas de mesmo calibre.

Os militares adiantaram que possivelmente com os que fugiram levaram armas de fogo curta como pistolas ou revolveres, não identificadas pelos militares à precisão em razão da velocidade e dinâmica do fato.

Todo o material apreendido foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Igarapé-Miri para que se fossem adotadas as devidas providências enquanto o corpo de Vinícius de Sousa Pena foi encaminhado ao ILM de Abaetetuba.