Por volta das 08h desta quarta-feira, (19/06), a PF foi acionada para averiguar um objeto no interior do navio Crystal Confidence, de bandeira portuguesa, atracado no Porto de Vila do Conde, no município de Barcarena.
Por volta das 03h desta quarta-feira, quando um oficial foi movimentar o guindaste do navio em razão do fim da operação, ele identificou um objeto estranho a certa distância, semelhante a uma mochila.
A segurança do Porto foi acionada e posteriormente a PF, junto com equipe anti-bombas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Pará.
Após procedimento padrão com cão farejador, foi confirmado se tratar de material explosivo e procedida a detonação do objeto.
A Polícia Federal, enquanto Polícia Judiciária da União, irá instaurar inquérito policial para apurar o incidente. A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis no Pará (Cesportos-PA) elevou o nível de proteção no Porto organizado de Vila do Conde.
O evento foi controlado pelos órgãos de aplicação da lei e não houve vítimas. Ninguém foi preso até o momento.
Com a elevação do nível de segurança do porto, medidas adicionais de proteção estão sendo implementadas sob coordenação da Polícia Federal.