Dr. Responde

Beber na hora do sexo ajuda ou atrapalha a relação?

Beber na hora do sexo ajuda ou atrapalha a relação?

Muitos afirmam que o álcool pode relaxar e até mesmo melhorar a experiência sexual. No entanto, a relação entre álcool e desempenho sexual não é tão simples.

Embora algumas mulheres relatem aumento da excitação após ingerir álcool. Isso acontece porque muitas se sentem mais desinibidas, sexy e confiantes após a ingestão de alguma bebida alcóolica, estudos mostram que isso pode ser apenas uma percepção subjetiva. Na realidade, o álcool pode interferir na lubrificação vaginal e dificultar o orgasmo, diminuindo a resposta sexual.

Ou seja, para as mulheres, embora o álcool em pouca quantidade possa até favorecer o relaxamento, a relação sexual pode ser prejudicada devido à menor umidade vaginal e maior dificuldade para chegar ao orgasmo.

Impacto nos Homens

Para os homens, um ou dois drinques podem aumentar o desejo e a excitação, mas o consumo excessivo pode resultar em efeitos negativos, como dificuldades na ereção e na ejaculação precoce.

Além de atrasar ou adiantar a ejaculação e dificultar a capacidade de obter e manter uma ereção, quando consumido em excesso, o álcool ainda pode causar danos permanentes, provocando a disfunção erétil e hipoatividade.

É preciso ficar atento também porque mesmo um único episódio pode contribuir para o desenvolvimento de um distúrbio erétil e, seja esporadicamente ou frequentemente, esse tipo de acontecimento pode ter efeitos adversos na estabilidade dos relacionamentos, minando a saúde psicológica e sexual do casal. Nesses casos, o ideal é controlar ou se abster do consumo, bem como buscar apoio psicológico e/ou médico para o tratamento.

Comportamentos de Risco

Além dos efeitos físicos, o consumo excessivo de álcool pode levar a comportamentos de risco, como relações sexuais desprotegidas, aumentando o risco de gravidez indesejada e infecções sexualmente transmissíveis.

Recomendação

Para preservar a saúde sexual e física, é importante moderar o consumo de álcool e evitar comportamentos de risco durante a atividade sexual. Em casos de problemas recorrentes relacionados ao álcool e ao desempenho sexual, é aconselhável procurar ajuda médica e psicológica adequada.

 

(Com informações do site CISA.ORG)