Pará

Evento comemora os 90 anos de fundação do Crea-PA

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA), o mais antigo da Amazônia em pleno funcionamento, chegou aos seus 90 anos de fundação. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA), o mais antigo da Amazônia em pleno funcionamento, chegou aos seus 90 anos de fundação. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

Gilberto Moura

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA), o mais antigo da Amazônia em pleno funcionamento, chegou aos seus 90 anos de fundação no último dia 10. E, para comemorar a data, uma programação extensa de aniversário foi realizada ontem (18), no Theatro da Paz.

Criado em 1934, sua atuação abrange desde a fiscalização do exercício profissional até a capacitação e atualização dos profissionais, contribuindo para o desenvolvimento das atividades relacionadas às áreas tecnológicas no Pará.

Ao longo dessas nove décadas, o Crea-PA consolidou-se como um órgão regulador e fiscalizador, promovendo a valorização e o aprimoramento contínuo dos profissionais de Engenharia e Geociências. Hoje, presidido pela engenheira civil Adriana Falconeri, primeira mulher a liderar o Conselho, congrega mais de 60 mil profissionais.

“A jornada histórica do Crea-PA reflete a minha própria trajetória. Comecei como atendente, conheci de perto as realidades e desafios dos nossos profissionais e hoje, honrosamente, ocupo o cargo de presidente”, destaca Adriana.

A gestão atual vem trabalhando em prol da efetivação de ações significativas para estreitar os laços entre os profissionais, promovendo projetos e iniciativas que visam suprir as demandas da sociedade.

“Estar à frente do Crea-PA é uma honra e um privilégio indescritível. São 90 anos de história, de lutas e de tradição, que nos inspiram a continuar avançando, sempre com o compromisso de construir pontes e não muros, pois quem ergue pontes encontra caminhos para seguir e companhias para compartilhar”.

O evento contou com diversas homenagens a profissionais e personalidades que tiveram participação na execução de projetos e construções de edifícios, estradas, pontes e outras obras que possibilitaram o desenvolvimento do estado.

Como parte da programação, houve também o lançamento do livro “90 anos do Crea-PA: desafios impulsionam a transformação”, que conta a trajetória de lutas e conquistas que foram essenciais para o desenvolvimento do Conselho no Pará. Nilson Chaves, Lucinnha Bastos, Lia Sophia e Jana Figarella estiveram no palco do Theatro da Paz com um repertório exclusivo para a noite festiva.