Dr. Responde

Uso excessivo do celular pode trazer diversos problemas de saúde

A iniciativa visa incorporar um protocolo de rastreamento e recuperação de telefones desenvolvido no Piauí.
A iniciativa visa incorporar um protocolo de rastreamento e recuperação de telefones desenvolvido no Piauí.

 

Trayce Melo

Redes sociais, entretenimento, notícias e trabalho. Existem diversas formas de usar os smartphones, que cada vez mais se assemelham aos computadores tradicionais pela sua funcionalidade. Estar 24 horas por dia é uma realidade para grande parte das pessoas. Porém, esse hábito pode ter efeitos negativos na saúde, principalmente na questão ortopédica.

De acordo com o Jean Klay, médico ortopedista, o uso excessivo do smartphone pode provocar lesões. “Por exemplo, a má postura pode levar a processos inflamatórios que causam dores intensas e crônicas, como a cervicobraquialgia, que se estende do pescoço até as mãos. Por outro lado, movimentos manuais repetidos, mesmo que sutis, podem causar danos aos tendões e articulações, causando desconforto até nos cotovelos, como no caso da tendinite”, explica.

Segundo o ortopedista, a vida hoje está conectada ao mundo virtual e há muito acesso à comunicação instantânea, música e outras atrações oferecidas pelos smartphones, mas cada vez menos se fala nas complicações que seu uso frequente pode causar para a coluna vertebral. “Quando navegamos no smartphone, usamos vários músculos e articulações, que ficam sobrecarregados. Olhamos para baixo, forçamos o pescoço, seguramos um aparelho com uma mão e navegamos com a outra, tudo por longos períodos de tempo. Articulações, músculos, tendões e ligamentos não suportam uma carga tão pesada por tanto tempo”, esclarece.

O médico acrescenta que alguns sintomas ajudam a identificar o problema. “Dores no pescoço, nos ombros e irradiadas para os braços, além de formigamento, podem representar posicionamento inadequado da coluna”, destaca o especialista.

Para diminuir os efeitos causados pelo uso excessivo de smartphones, o especialista listou algumas recomendações. “Procure manter a postura correta, mais neutra possível, e com os ombros alinhados, colocando o aparelho eletrônico numa mesa ou na altura dos olhos. Isso evita forçar a musculatura do pescoço”, sugere.

Outra recomendação é que o usuário se alongue a cada hora e diminua o efeito da posição inadequada. “Um bom condicionamento físico e o uso ponderado do celular, com intervalos regulares, também são métodos preventivos. O exercício mais importante é o alongamento da musculatura da coluna cervical com movimentos de flexão, extensão e rotação lateral do pescoço”, esclarece. Além disso, o especialista ressalta que uma boa alimentação e hidratação ajudam no processo de reabilitação da musculatura.

Para finalizar, o ortopedista diz que ao menor sinal de dor, um especialista deve ser procurado. “Uma pequena dor pode se transformar em um grande problema, é só um médico pode diagnosticar e propor o melhor tratamento. E quanto antes começar a tratar, melhor”, afirma.