Bola

Boston Celtics vence Dallas Mavericks e é campeão da NBA pela 18ª vez

O Boston Celtics é o grande campeão da temporada 2023/24 da NBA. A franquia de Massachusetts conquistou o título nesta segunda-feira (17) após vencer o Dallas Mavericks por 106 a 88 no TD Garden, em Boston, e derrotar o rival por 4 a 1 na série “melhor de sete”.

Essa é a 18ª vez que o Boston Celtics conquista um título da NBA e é a primeira vez desde 2008 que a franquia levanta o troféu Larry O’Brien. Com a taça, a equipe ultrapassa o Los Angeles Lakers e é, de maneira isolada, a maior campeã da história da liga.

Precisando ganhar o Jogo 5 para ser campeão da NBA, o Boston Celtics começou a partida a mil por hora contra o Dallas Mavericks e logo abriu 9 a 2 no placar graças aos seis pontos de Jrue Holiday e outros três de Al Horford. O Mavs chegou a diminuir a diferença para um ponto, mas se complicou ao final do primeiro período e cedeu seis pontos após erros ofensivos. Boston aproveitou e obteve dois dígitos de vantagem: 28 a 18.

Com um ritmo frenético, o Boston Celtics conseguiu abrir uma vantagem de 14 pontos que aumentaria para 15 antes da metade do segundo quarto. Jaysom Tatum e Jrue Holiday lideraram a franquia de Massachusetts. Valente, o Mavericks chegou a reduzir a vantagem para nove pontos, mas os donos da casa chegaram a abrir 20 de frente. O primeiro tempo terminou com Payton Pritchard colocando uma bola de três do meio da quadra: 67 a 46.

Administrando a vantagem, o Boston Celtics não foi brilhante no terceiro quarto, mas fez o suficiente para deixar a liderança na casa dos 20 pontos – chegou a cair para 18 (82 a 64) com quatro minutos restantes no período. A liderança ficou em 19: 86 a 67 depois de 12 minutos.

Atordoado, o Dallas Mavericks não conseguiu encontrar o Boston Celtics e não esteve nem de longe perto de uma recuperação na partida. Com 26 pontos de vantagem no último período, os donos da casa apenas trocaram cestas com a equipe texana até o final do jogo: Boston 106 a 88 e com o 18º título da NBA.