Bola

Remo faz as contas para entrar no G8 da Série C e promete muita luta

Tylon Maués

O atual momento da primeira fase da Série C faz com que de uma rodada para outra as posições na classificação mudem completamente. Pela forma de disputa, com uma primeira fase de tiro curto, sem jogos de volta, é importante estar ou manter-se no G8, o grupo que segue adiante para os dois quadrangulares decisivos para o acesso. O Remo desperdiçou uma quantidade considerável de pontos em casa, mas a vitória sobre o Ypiranga-RS, domingo, manteve o Leão Azul numa situação que ainda cabe o sonho de classificação em busca do acesso, embora o sinal de alerta ainda esteja ligado. O Remo está a dois pontos do 8º colocado e está no páreo nos dois lados, tanto para se manter quanto para seguir adiante na disputa.

“A vitória é importante, dá confiança, dá moral, mas ainda não ganhamos nada. Temos que trabalhar para entrar no G-8, mas entrar no momento certo, não adianta entrar no G-8 e sair, tem que entrar para se manter até o final. Então, com muita simplicidade, a gente vai entendendo o cenário para no momento em que entrarmos nesse G-8 nós não saiamos mais”, comentou o técnico Rodrigo Santana, ainda na coletiva pós-jogo no domingo.

O técnico azulino falou sobre as contas para o Remo se classificar. De acordo com o site Chance de Gol, especializado em estatísticas e prognósticos esportivos, o clube que alcançar 21 pontos chegará a 97% de possibilidade de permanecer na Série C. Ou seja, o Remo teria que conquistar um terço dos pontos que vai disputar até o fim do campeonato e mais um para se garantir. Para seguir na luta, o Leão tem que triplicar o que já conquistou até aqui. Ou seja. Dos 30 pontos ainda em disputa nesta primeira fase, o time azulino teria que levar pelo menos mais 21 para se classificar, ou seja, vencer sete dos dez jogos restantes. Esses são índices atuais, que podem mudar para baixo ou para cima de acordo com o andar dos jogos.

“São dez jogos. Então a gente ainda tem 30 pontos a serem disputados. Trinta pontos e precisamos de pelo menos 10 para estarmos seguros, 20 para lutarmos lá em cima. Não temos muita gordura para queimar, a gente quer trazer resultados. Todos estão conscientes em relação a isso. Não é fácil, é difícil. Mas, é preciso manter a cabeça boa e a seriedade”, analisou Santana.

O centroavante Ytalo também mostra confiança na classificação. Ele contou que desde a chegada do novo treinador ele fala que o Remo tem totais condições de estar no G8. “Esse é o nosso intuito, entrar no G8 para não sair mais. É o pensamento de todos. E espero que a gente consiga a vitória fora de casa agora para dar uma embalada. E que a gente possa cada vez mais estar no grupo de cima para não sair mais”, completou o atacante, que revelou que as contas têm sido constantes dentro do Baenão em busca de saber a real dimensão da missão azulina.

“A gente fez um cálculo já durante a semana, quantos pontos a gente precisa para provavelmente estar no G8 e, quanto mais a gente fizer, melhor. Acho que depois desse jogo em casa, deu pra ver que a gente vai brigar ali com unhas e dentes ali para estar no G8. Pelo trabalho que a gente vem fazendo aqui e apresentando todos os dias e nos jogos, com a entrega de todos aqui que vem tendo, acredito que possamos concretizar essa boa fase no campeonato”.