Gilberto Moura
O Parárraiá, o São João da Amazônia, chegou ao seu segundo dia de programação e, mais uma vez, a festividade atraiu milhares de pessoas para o estacionamento do estádio do Mangueirão. O início da festa desta sexta-feira (14) foi comandado pelo DJ Assayag, que colocou todo o público para dançar com as tradicionais músicas de quadrilha junina.
Espalhados pelos espaços do mangueirão, o público que esteve presente pôde prestigiar os sons de artistas regionais e nacionais de perto, como os shows de Wesley Safadão, Matheus Fernandes e Hugo e Guilherme, a aparelhagem do Crocodilo e a banda Fruto Sensual, único grupo regional que se apresentou no segundo dia de programação.
“Espero que seja o primeiro de muitos, de grandes artistas que representam a nossa cultura paraense, e é muito importante para mim estar aqui também e fazer parte de tudo isso. Espero que o público ame tudo que a gente tá preparando”, destacou a vocalista da banda Fruto Sensual, Valéria Paiva.
E, como de esperar, para quem visitou o estado do Pará pela primeira vez, se encantou com a banda. “Prometeram muito e entregaram tudo. Sendo bem sincero, vim para curtir o forró, mas chegando aqui eu descobri esse novo ritmo que, simplesmente, me contagiou”, expõe Iago Santiago, esteticista.
O profissional, que vem de Brasília para curtir a primeira noite do Parárraiá, destaca que o estado do Pará, agora, faz parte da sua rota turística. “Eu nunca tinha participado de um festival junino, mas quando eu vi a programação, não pensei duas vezes, juntei os meus amigos e aqui estamos. Agora eu estou realmente surpreso com a culinária e a música regional. Inclusive quero voltar mais vezes, principalmente para aprender a dançar o melody”, completa Iago Santiago
Parárraía 2024
Como manda o roteiro junino, as quadrilhas e os grupos de carimbó locais, com seus trajes coloridos e coreografias elaboradas, marcaram presença na festividade e encantaram o público com apresentações que resgatam e celebram a alegria das festas juninas.
“Já temos trinta anos de história, e é sempre uma honra levar a nossa música para o público mundo afora. Mas, estar hoje aqui, neste evento que promete revolucionar o estado, é uma honra dupla. E como a gente conseguiu reunir um público amplo, então eu tenho certeza de que mostramos o legado do carimbó”, conta Jason Leão, vocalista do grupo de carimbó Sancari.
Outro destaque é o espaço gastronômico, que vem sendo uma oportunidade para apreciar a culinária típica paraense com o renome de chefs da região, que prometem destacar os sabores do São João da região.
Além disso, o Parárraiá oferecerá uma série de experiências únicas, como a Feira de Economia Criativa, workshops sobre gestão financeira e investimentos, desfile de moda inspirado na cultura paraense e vivências em comunidades tradicionais.
A primeira noite do Parárraiá, realizada na noite da última quinta-feira (13), reuniu cerca de 100 mil pessoas no estacionamento do Mangueirão, em Belém. A abertura do evento – cujo objetivo é colocar o Pará na rota das maiores festas de São João do país – foi apresentada pelo carnavalesco Milton Cunha e contou com a presença do governador do estado, Helder Barbalho, e o Ministro do Turismo, Celso Sabino, que prestigiaram a festa.