Seu bolso

Jogo do Tigre: vício e prejuízos financeiros levam vítimas a procurar ajuda

O consumidor não pode ser influenciado a consumir algum produto ou serviço com base em informações falsas ou deturpadas, afirma a advogada Dra. Lorrana Gomes
O consumidor não pode ser influenciado a consumir algum produto ou serviço com base em informações falsas ou deturpadas, afirma a advogada Dra. Lorrana Gomes

A exposição feita pelo programa Fantástico revelou uma rede de influenciadores digitais envolvidos no ‘Jogo do Tigre’, resultando em prisões no Paraná no último domingo (3). Esta reportagem destacou os danos causados por esse esquema criminoso de apostas, trazendo à tona histórias dramáticas, como a de uma pessoa que perdeu todo o seu salário em apenas 15 minutos.

A vítima, que optou por não se identificar, compartilhou como começou a participar do jogo através de uma blogueira local. O aparente sucesso financeiro dessa influenciadora, que adquiriu um carro novo em apenas dois meses, serviu como incentivo inicial. Contudo, essa experiência logo se tornou um vício, resultando na perda de três salários, totalizando aproximadamente 17 mil reais.

Mesmo após descobrir que o ‘Jogo do Tigre’ é uma armadilha, algumas vítimas sentem a tentação de jogar novamente. No entanto, a falta de recursos financeiros atua como uma proteção, impedindo recaídas no vício.

As autoridades policiais estão concentrando suas investigações nos influenciadores do Paraná e do Maranhão, tendo Skarlete Melo como o primeiro alvo. A operação resultou na apreensão de mais de R$ 1 milhão em dinheiro e três veículos importados. Outros 15 influenciadores já foram interrogados, e as autoridades suspeitam de crimes como formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Os influenciadores, que negam qualquer controle sobre a plataforma de jogos, afirmam sua inocência. Três dos presos foram liberados na última quarta-feira (29), com um deles, Duda Campelo, fazendo declarações nas redes sociais, garantindo sua honestidade enquanto prometia um sorteio de uma rifa.

Se você se tornar vítima de um jogo online, é crucial buscar ajuda imediatamente. Existem diversas organizações que podem oferecer suporte e orientação. No Brasil, o Ministério da Saúde disponibiliza o Disque Saúde, operando 24 horas por dia, 7 dias por semana. O número é 136. Além disso, há outras organizações onde você pode buscar assistência.

Lembre-se, você não está sozinho. Há pessoas dispostas a ajudar.

(Com informações do site JC Concursos)