Nildo Lima
Ainda não foi na noite desta segunda-feira, como esperava o seu torcedor, que o Paysandu conseguiu a sua 1ª vitória jogando como visitante na Série B do Brasileiro. Atuando na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Grande Recife, o Papão caiu, por 1 a 0, diante do Sport-PE, pela 9ª rodada da competição. Foi a 3ª derrota dos bicolores na Segundona, todas fora de Belém. Com o resultado, equipe paraense se manteve na 16ª colocação, com oito pontos. O Papão volta a campo sábado, às 18h, contra o Ituano-SP, no estádio Novelli Júnior, em Itu, São Paulo.
A 1ª investida de real perigo foi do Sport. Aos 9 minutos, Ruiz recebeu a bola de Felipe e soltou um chutaço. A bola saiu pela linha de fundo. Mas foi só nos primeiros minutos. O Papão conseguiu imprimir boa marcação, diminuindo o espaço para o adversário trabalhar as jogadas. Aos 13, no entanto, o zagueiro Lucas Maia tentou o corte e chutou em cima de Lucas Lima. Quase era gol do Leão. O jogo seguiu com as equipes pecando na troca de passes, com muitos erros, em maior quantidade pelo Sport, que, jogando em casa, saía mais para o jogo.
Apesar do empenho das equipes, os lances de perigo não aconteciam, tornando a partida presa ao meio de campo, onde havia forte vigilância de ambos os lados. Aos 28, João Vieira, dentro da área, testou para a defesa do goleiro rubro-negro. O 1º tempo chegou ao seu final com o Sport tendo maior posse de bola. Aos 42, Ruiz soltou um “petardo”, raspando a trave. Já nos acréscimos, aos 49, Pedro Vilhena carimbou a trave numa cabeçada venenosa. Foi o último grande lance da 1ª etapa, que chegou ao final sem gol.
O Papão voltou para o 2º tempo com Robinho no lugar de Juninho, que não estava bem na partida. No recomeço da partida, o time bicolor tentou ir para o abafa, mas o Leão se fechava bem em sua defesa. Passados os primeiros minutos, o Sport começou a sair para o ataque, deixando o jogo mais interessante. Aos 24, Pedro Vilhena penetrou na área bicolor e bateu com perigo. O Leão da Ilha, forçado pela necessidade, ia com tudo ao ataque, o que parecia ser um risco. Mas, aos 27, Fabrício Dominguez, após passe de letra de Zé Roberto, entrou na área e bateu sem chance para Nogueira. Sport 1 a 0.
O Paysandu sentiu o gol. O Sport, ao contrário, se sentia à vontade para atacar. O técnico Hélio dos Anjos fez algumas mudanças no Papão, sem efeito positivo. Apesar das novas peças, o time bicolor não conseguiu dar o troco e chegar ao menos ao empate, que já seria um resultado satisfatório para o Papão. Nos últimos minutos, o Leão, acertadamente, se segurou mais em sua defesa, só indo ao ataque na boa. O Paysandu tentava a reação, mas não conseguia encaixar a jogada para o gol, amargando, assim, mais uma derrota.