Com o costume arraigado do brasileiro de deixar tudo para a última hora, os próximos dias se delineiam como períodos de lojas cheias, tanto no comércio de rua quanto nos shopping centers. Faltando poucos dias para o Dia dos Namorados, um levantamento conduzido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, sugere que aproximadamente 12 milhões de brasileiros têm a intenção de comprar os presentes em cima da hora, ou seja, nestes dias que antecedem a data.
Segundo o levantamento, 50% dos consumidores planejam adquirir o(s) presente(s) na primeira semana de junho e 22% durante o mês de maio, enquanto 13% realizarão suas compras apenas nas vésperas do Dia dos Namorados. Ao todo, a data deve movimentar 96 milhões de brasileiros nas compras, gerando um volume de R$ 23 bilhões no comércio.
Na avaliação do presidente da CNDL, José César da Costa, deixar as compras para a última hora acaba privando o consumidor da oportunidade de atentar para detalhes importantes, como a pesquisa de preços em diferentes marcas ou estabelecimentos. Além disso, é improvável que encontre a mesma variedade de produtos e ofertas.
“Na correria para garantir os presentes, muitas pessoas acabam optando pelo parcelamento de forma impulsiva ou compram o produto na primeira loja que visitam. O recomendado é estabelecer um limite para os gastos e sair de casa com o dinheiro contado. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, afirma. “De qualquer forma, o comércio está preparado para receber os consumidores que deixaram para a última hora”, destaca Costa.
A pesquisa foi realizada junto ao público-alvo composto por consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou superior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que planejam realizar compras para o Dia dos Namorados deste ano.
A coleta dos dados foi realizada por meio da web e pós-ponderada por sexo, idade, estado e renda. O tamanho amostral da pesquisa foi de 1100 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes para o Dia dos Namorados. Posteriormente, continuaram a responder o questionário 670 casos, apenas daqueles que tinham a intenção de compra para esta data. Isso resultou em uma margem de erro no geral de 2,95 p.p. e de 3,79 p.p. para um intervalo de confiança a 95%.
O período de coleta dos dados foi de 03 a 13 de maio de 2024.
(Com informações do site CNDL)