Jornalista da RBA está entre os mais influentes do Twitter

Jornalista da RBA está entre os mais influentes do Twitter

Atuar nas redes sociais, diferentemente do que o senso comum pensa, requer cuidado, dedicação e criatividade das pessoas que criam conteúdos e publicam em seus perfis.

Centenas de jornalistas Brasil afora também utilizam suas redes sociais como meio de comunicação para trazer informações relevantes ao seu público, sem precisar, necessariamente, dos veículos tradicionais para fazer com que a notícia chegue às pessoas.

Além disso, a liberdade de se expressar e opinar também torna as novas mídias ainda mais atraentes para estes profissionais jornalistas.

Veja também:

Estado adota novas medidas na travessia para o Marajó

Jader Barbalho está bem após sofrer desidratação em carreata

Pensando em reconhecer a influência dos perfis de jornalistas nas redes sociais, Sérgio Charlab resolveu publicar, semanalmente, uma lista com os profissionais mais influentes e com maior engajamento na plataforma Twitter.

Utilizando-se de algoritmos, os metadados dos perfis são transformados em classificações quantitativas para elaborar o ranking semanal dos mais influentes na rede social.

E, pela primeira vez, Matheus Viggo, jornalista que atua como produtor da RBATV e publica conteúdos jornalísticos em seu perfil no Twitter apareceu na listagem, que contém grandes nomes do meio, como Andreia Sadi, André Rizek, Ricardo Noblat, Milton Neves, Tadeu Schmidt, entre outros profissionais.

Sobre o reconhecimento, Matheus diz que ficou surpreso por ter sido listado entre nomes consolidados no jornalismo brasileiro. “Não imaginava que o trabalho que faço nas redes sociais me colocaria em algo como o ranking dos jornalistas mais influentes do Twitter”, declara.

Ele, que já recebeu o apelido de “Leo Dias de Belém”, comenta que sua atuação no jornalismo sobre “fofocas” se iniciou ainda na faculdade, durante a produção de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Eu comecei nesta área mais por conta do meu TCC que foi sobre fofoca e eu não via nenhum jornalista em Belém que fosse um Leo Dias, Fábia Oliveira e tantos outros jornalistas que são referências nesta área. Eu comecei sem pretensão nenhuma e acabou viralizando as notas que eu dava e hoje eu sou reconhecido através deste trabalho que eu fiz”, explica.

Coluna deste final de semana.https://t.co/NKtTfU54K5

— Viggo ✌? (@matheusviggo) September 9, 2022

No entanto, a visibilidade conquistada também trouxe aspectos negativos, como comentários negativos de haters, ameaças e outros ataques, que o fizeram pensar em desistir de produzir este tipo de conteúdo.

“Durante os ataques de haters eu pensei em desistir. Fiquei dois meses afastado da internet, mas resolvi voltar, devido ao apoio da família, amigos, colegas e do público da internet”, pontua o jornalista.

Apesar disso, Matheus Viggo vê a listagem de seu perfil entre os mais influentes como um estímulo a continuar a produzir e e dedicar ainda mais. “Este reconhecimento agora, por exemplo, de estar neste ranking, algo inédito pra mim, ainda mais sendo nesta área de entretenimento, é resultado de tudo isso e só me estimula ainda mais”, finaliza.

VEJA A LISTA:

★ Brazil Most Influential Journalists*—on Twitter • Sep 2-8:
?Tier 8 (cont.)@brauliolorentz@matheusviggo@_AmandaKlein@tadeuschmidt@thstormovski@CamaradaHidalgo@nayraantunes@_oguimoreno@igor_3k@luizacaires3@JamilChade@camposmello@martimvasques@Igortep
?37/40

— Brazil Charlab (@scharlab) September 9, 2022