Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — podem fazer suas inscrições até aa próxima sexta-feira, 7.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) define como “treineiro” o participante que concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2025 ou que não está cursando e ainda não concluiu a etapa.
É importante lembrar que o participante “treineiro” será submetido às mesmas regras que os demais, exceto em relação à divulgação dos resultados, que ocorre 60 dias após a divulgação dos resultados regulares do Enem. Essa diferença se dá devido à participação dos “treineiros” ser voltada apenas para fins de autoavaliação do conhecimento. Esses participantes não podem utilizar os resultados individuais para o acesso à educação superior e a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante de nível superior.
Assim como os demais participantes, os “treineiros” devem informar, no momento da inscrição, o número do CPF e a data de nascimento, além de e-mail e número de telefone válidos. É importante ressaltar que dados pessoais divergentes dos cadastrados na Receita Federal inviabilizam a inscrição.
- Para realizar a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br.
- Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.
Na Página do Participante, estão disponíveis os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição. Os interessados também podem consultar os resultados dos recursos que tratam das justificativas de ausência (quem era isento da taxa no Enem 2023 e não compareceu aos dois dias de prova precisava justificar a falta para participar da edição de 2024 gratuitamente).
- A aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência, na edição de 2023, não significa que a inscrição para o Enem 2024 foi realizada automaticamente. É necessário se inscrever no exame para participar.
Taxa – Quem não é isento deve pagar a taxa de inscrição, que continua no valor de R$ 85, até 12 de junho. Ela pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.