Entretenimento

Samba Batuque da Feira do Açaí muda de local e homenageia o mês do Orgulho LGBTQIA+

Samba Batuque da Feira do Açaí muda de local e homenageia o mês do Orgulho LGBTQIA+

A edição de junho do projeto Samba Batuque da Feira do Açaí, que já virou tradição na agenda cultural da cidade, realizando uma ocupação cultural aberta ao público, toda primeira sexta-feira do mês, vai prestar homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQIA+ com a segunda edição do “Samba do Arco-Íris, no dia 7 de junho, em novo espaço, o Boulevard da Gastronomia.

O Samba Batuque da Feira do Açaí deixa, temporariamente, aquele importante cartão postal da cidade, onde o evento acontecia há mais de três anos, devido ao avanço das obras de reforma do Complexo do Ver-o-peso.

A programação especial do mês junino vai reunir diversos artistas representantes da comunidade LGBTQIA+ de Belém com várias linguagens e estilos musicais. “Nossa ocupação cultural com samba também é um grito de respeito por várias causas sociais, a  Diversidade e o combate a LGBTfobia são algumas delas. Queremos oportunizar que artistas LGBTQIA+ se reúnam em uma grande apoteose de cores e talentos para brindar as suas lutas e histórias, neste mês que é tão importante para essa comunidade”, destaca a DJ e produtora do evento, Jack Sainha.

Geraldo Nogueira, que é vocalista do grupo Fé no Batuque e organizador do projeto, atua nesse movimento do samba na Feira do Açaí, desde 2020, fala da importância de unir música e causas sociais em espaços públicos. “Não apenas a Feira do Açaí, mas outros espaços públicos da cidade, como o Boulevard da Gastronomia, que vamos passar a ocupar agora, devem ser tomados por esse tipo de programação, levando a cultura e a arte popular e inclusiva a espaços carentes e que necessitam de atenção e que a população possa usufruir de forma democrática”, afirma o músico.

A programação começa a partir das 19h com a discotecagem da DJ Jack Sainha, com samba, música paraense e hits juninos. Em seguida, às 20h tem a Tamboiara Amazônia, grupo de pesquisa e batuques afro-amazônicos, formada por mulheres e pessoas não binárias, que reúne música, ancestralidade e feminismo, a partir de práticas e vivências percussivas.

A partir das 22h, a Roda de Samba Fé no Batuque começa o samba e abre o espaço para as participações especiais. As estrelas convidadas para fazerem a festa são Anderson Moyses, Luis Girard, Luiz Leite, Ruth Costa e Tici Santos. E como madrinha do evento, a drag Xirley Tão. A banda base da roda de samba estará formada pelos músicos Fred William (flauta), Geraldo Nogueira (voz e pandeiro), Juninho Beco (percussão), Leo Lima (voz e cavaco), Netto Castro (voz e violão) e Preto Cabano (percussão).

A Fé no Batuque realiza, mensalmente, a ocupação cultural na Feira do Açaí, que agora mudará de local, sempre de forma aberta ao público, sem fins lucrativos e feita de forma independente, com o objetivo de levar arte, música e samba de forma democrática e acessível a espaços públicos. E todo mês adota uma temática diferente, que suscitam discussões importantes.

Serviço

Data: sexta-feira, 07/06/2024

Hora: 19h

Local: Boulevard da Gastronomia (Boulevard Castilhos França, Campina)

Evento gratuito

Informações: 91 98124-1363 / 91 98203-8913