Enquanto muitos países celebram o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, no Brasil, a data é comemorada em 12 de junho. Esse “desalinhamento” tem uma origem cultural e comercial. Em 1948, o publicitário João Doria (pai do ex-governador João Doria) sugeriu a data para aumentar as vendas no comércio durante um mês de baixo movimento. A escolha de 12 de junho inspirado pelo Dia de São Valetim, está associada à véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, fortalecendo a conexão com o amor e relacionamentos.
Assim como o Natal, o Dia dos Namorados tornou-se uma data comercial importante, com uma grande variedade de presentes, como chocolates, flores, cartões e jantares românticos sendo trocados entre casais.
O Dia de São Valentim é famoso até mesmo em alguns países muçulmanos – onde gera polêmica e protestos, muitas vezes. Embora o Dia dos Namorados seja tradicionalmente associado a casais românticos, muitas pessoas solteiras também o celebram, seja com amigos próximos ou familiares.
Essas são apenas algumas curiosidades sobre o Dia dos Namorados! É uma data com uma história rica e variada em diferentes culturas ao redor do mundo.