Bola

Paysandu vence a primeira na Série B e sai da zona da degola

Nildo Lima

Depois de três empates em casa – Botafogo-SP, Avaí-SC e Goiás-GO -, o Paysandu finalmente deu o presente que a Fiel mais esperava: a 1ª vitória na Série B do Brasileiro. Com o triunfo de 2 a 0 sobre o, até então invicto, América-MG, por 2 a 0, nesta terça-feira, na Curuzu, o Papão passou a somar oito pontos, saltando da 19ª colocação, vice-lanterna, para a 16ª posição, a 1ª antes da zona de degola. A vitória alviceleste poderia até ser mais folgada, já que aos 41 do 2º tempo, Nicolas perdeu o pênalti que poderia garantir os 3 a 0. Mas o resultado tão sonhado pela Fiel já estava garantido.

O América começou o jogo dando um susto no torcedor bicolor. Logo aos 2 minutos, Alê, aproveitando rebote do goleiro Matheus Nogueira, carimbou o travessão bicolor. Ufa! O Coelho era superior, tramando bem as jogadas a partir do meio de campo. O Paysandu tinha dificuldade na marcação no setor. Apesar do maior volume de jogo do adversário, o Papão conseguia se segurar em sua defesa. Mas, em contrapartida, a equipe bicolor quase não atacava. Quando chegava à área inimiga ou próxima dela, o Papão não criava grande perigo.

O lance de maior ameaça do Papão aconteceu aos 26, com Garcia, de voleio, mandando a bola para fora. Foi a senha para o Paysandu equilibrar as ações, ocupando espaço e acionando Juninho, que passou a aparecer mais na partida. O América sentiu os contragolpes da equipe da casa e se fechou mais em sua defesa. Apesar da iniciativa, o Paysandu não conseguia ameaçar a meta americana. O jogo era, a essa altura, equilibrado. Na reta final do 1º tempo, o Coelho criou duas boas chances com Renato, que bateu para a defesa de Matheus Nogueira, e Adyson, que carimbou, pela 2ª vez, o travessão bicolor.

O Paysandu voltou para o 2º tempo com Val Soares no lugar de Wesley Fraga. A alteração deu mais vivacidade ao meio-campo bicolor. A iniciativa de ataque foi do Papão. Aos 6 minutos, Edílson cruzou e Nicolas testou com perigo. Aos 13, empurrado pela Fiel, o Papão abriu o placar. Val Soares recebeu a bola na entrada da área e soltou um “canudo”, sem defesa para Dalberson. O time alviceleste aproveitou o momento para pressionar o visitante e chegar ao 2º gol, aos 21. Garcia recebeu a bola, se livrou do marcador e chutou colocado, longe do alcance do goleiro. Papão 2 a 0.

O Coelho partia para o revide, mas parava na defesa bicolor, que se posicionava bem, sobretudo em seu miolo de zaga. Mesmo vencendo e já com algumas mudanças em sua formação, o Paysandu não abria mão do ataque. Tanto que, aos 41, Nicolas sofreu pênalti cometido por Marlon. Mas, o próprio Nicolas cobrou mal, com paradinha, e acabou chutando para a defesa do goleiro. A Fiel nem ligou. A tão esperada 1ª vitória já estava garantida.