Entretenimento

Cacá Carvalho volta aos palcos paraenses com “A Próxima Estação"

Créditos fotos  Lenise Pinheiro
Créditos fotos Lenise Pinheiro

Após mais de 10 anos distante dos palcos paraenses, Cacá Carvalho retorna ao Pará para apresentar “A próxima Estação”, em Belém, nos dias 05 e 06/06, às 20 horas, no Teatro do Sesi. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria e no Sympla. Em um espetáculo “para ler”, o ator paraense está no palco e dialoga com a projeção das imagens de Cristina Gardumi. Lê a história de Violeta e Massimo, um casal, cheio de ironias, poesias e conflitos, que vive junto por 50 anos. Vivem até o ano de 2065, em desentendimento com o mundo e o tempo vivido. As imagens cumprem o papel de dar fisicalidade aos personagens que se comunicam através da voz de Cacá.

O diálogo, portanto, não é encenado, mas lido pelo ator. Legendas acompanham os desenhos projetados em um painel, e desempenham um papel fundamental para que se estabeleça o jogo teatral: Projetadas com legendas, são lidas pelo espectador, criando um fluxo de diálogo entre plateia, a página escrita e a mediação evocativa da voz do ator.‘O espetáculo tem uma forma muito diferente, ele se apresenta com um ator que chega e diante de um púlpito, entre aspas, lê um texto e se relaciona com as imagens que são projetadas ali. O teatro acontece desta forma”, explica o ator.

O texto que inspira a obra foi escrito pelo premiado autor italiano Michele Santeramo, após a montagem em 2015 de “2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo”, de Fiódor Dostoiévski (1821-1881). A versão brasileira de “A PRÓXIMA ESTAÇÃO – Um espetáculo para ler”, encenado na Itália pelo próprio autor no início de 2015, com excelente repercussão crítica, estreou em novembro de 2016 no auditório do Sesc Pinheiros, e também fez temporada no Sesc do Rio de Janeiro em Fevereiro de 2019 além de participar do Circuito Paul.

Para tratar do futuro contendo o tempo presente, o autor concebeu o texto teatral para, como explicita o subtítulo, ser lido. Cacá Carvalho sobe ao palco acompanhado de dois protagonistas, criados pela artista plástica e performer italiana Cristina Gardumi a partir do estudo do texto de Santeramo. Para traduzir em desenhos a história de 50 anos de vida de Violeta e Massimo, Cristina criou criaturas humanas animalizadas ou animais humanizados com traços de extrema delicadeza, unindo gestualidade teatral, emoções e profundos impulsos.

“A PRÓXIMA ESTAÇÃO – Um espetáculo para ler” possui o que acredito ser o combustível do teatro; a coisa acontece entre o espectador é aquele que está se fazendo ver e, nesse sentido, qualquer fonte é válida, conhecida ou não, desde que funcione ali, diante do público, completa Cacá.

Créditos fotos Lenise Pinheiro

*FICHA TÉCNICA*

Com Cacá Carvalho (Carlos Augusto Carvalho Pereira)

Texto e Direção: Michele Santeramo

Tradução: Cacá Carvalho

Ilustrações: Cristina Gardumi

Coordenação Artística: Márcio Medina

Assistente de Direção na Itália: Erica Artei

Colaboração Artística: Roberto Bacci

Músicas Originais: Sergio Altamura, Giorgio Vendola e Marcello Zinn

Sonorização e Projeção: Kako Guirado e Tiago Mello

Operação de vídeo, som e luz: Kenny Rogers

Fotografia: Lenise Pinheiro

Assessora de Imprensa: Roberta Brandão

Produção: Corpo Rastreado/Nathália Christine

*SERVIÇO*

A PRÓXIMA ESTAÇÃO – Um espetáculo para ler, de Michele Santeramo

Data: 05 e 06/06

Horário: 20h

Espetáculo solo com Cacá Carvalho

Duração: 70 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

Disponível para vendas https://bileto.sympla.com.br/event/94396

Valor: 80 inteira/ 40 meia