Após mais de 10 anos distante dos palcos paraenses, Cacá Carvalho retorna ao Pará para apresentar “A próxima Estação”, em Belém, nos dias 05 e 06/06, às 20 horas, no Teatro do Sesi. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria e no Sympla. Em um espetáculo “para ler”, o ator paraense está no palco e dialoga com a projeção das imagens de Cristina Gardumi. Lê a história de Violeta e Massimo, um casal, cheio de ironias, poesias e conflitos, que vive junto por 50 anos. Vivem até o ano de 2065, em desentendimento com o mundo e o tempo vivido. As imagens cumprem o papel de dar fisicalidade aos personagens que se comunicam através da voz de Cacá.
O diálogo, portanto, não é encenado, mas lido pelo ator. Legendas acompanham os desenhos projetados em um painel, e desempenham um papel fundamental para que se estabeleça o jogo teatral: Projetadas com legendas, são lidas pelo espectador, criando um fluxo de diálogo entre plateia, a página escrita e a mediação evocativa da voz do ator.‘O espetáculo tem uma forma muito diferente, ele se apresenta com um ator que chega e diante de um púlpito, entre aspas, lê um texto e se relaciona com as imagens que são projetadas ali. O teatro acontece desta forma”, explica o ator.
O texto que inspira a obra foi escrito pelo premiado autor italiano Michele Santeramo, após a montagem em 2015 de “2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo”, de Fiódor Dostoiévski (1821-1881). A versão brasileira de “A PRÓXIMA ESTAÇÃO – Um espetáculo para ler”, encenado na Itália pelo próprio autor no início de 2015, com excelente repercussão crítica, estreou em novembro de 2016 no auditório do Sesc Pinheiros, e também fez temporada no Sesc do Rio de Janeiro em Fevereiro de 2019 além de participar do Circuito Paul.
Para tratar do futuro contendo o tempo presente, o autor concebeu o texto teatral para, como explicita o subtítulo, ser lido. Cacá Carvalho sobe ao palco acompanhado de dois protagonistas, criados pela artista plástica e performer italiana Cristina Gardumi a partir do estudo do texto de Santeramo. Para traduzir em desenhos a história de 50 anos de vida de Violeta e Massimo, Cristina criou criaturas humanas animalizadas ou animais humanizados com traços de extrema delicadeza, unindo gestualidade teatral, emoções e profundos impulsos.
“A PRÓXIMA ESTAÇÃO – Um espetáculo para ler” possui o que acredito ser o combustível do teatro; a coisa acontece entre o espectador é aquele que está se fazendo ver e, nesse sentido, qualquer fonte é válida, conhecida ou não, desde que funcione ali, diante do público, completa Cacá.
*FICHA TÉCNICA*
Com Cacá Carvalho (Carlos Augusto Carvalho Pereira)
Texto e Direção: Michele Santeramo
Tradução: Cacá Carvalho
Ilustrações: Cristina Gardumi
Coordenação Artística: Márcio Medina
Assistente de Direção na Itália: Erica Artei
Colaboração Artística: Roberto Bacci
Músicas Originais: Sergio Altamura, Giorgio Vendola e Marcello Zinn
Sonorização e Projeção: Kako Guirado e Tiago Mello
Operação de vídeo, som e luz: Kenny Rogers
Fotografia: Lenise Pinheiro
Assessora de Imprensa: Roberta Brandão
Produção: Corpo Rastreado/Nathália Christine
*SERVIÇO*
A PRÓXIMA ESTAÇÃO – Um espetáculo para ler, de Michele Santeramo
Data: 05 e 06/06
Horário: 20h
Espetáculo solo com Cacá Carvalho
Duração: 70 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Disponível para vendas https://bileto.sympla.com.br/
Valor: 80 inteira/ 40 meia