Pará

Polícia Militar salva criança da morte em Xinguara

A guarnição prestou socorro à criança encaminhando-a ao hospital de Xinguara para os procedimentos médicos.
A guarnição prestou socorro à criança encaminhando-a ao hospital de Xinguara para os procedimentos médicos.

JR Avelar

Policiais militares na viatura 1703 do 17º Batalhão de Xinguara, sob o comando do tenente coronel Aviz e major Juniel, salvaram a vida de uma criança que sofreu uma convulsão.

De acordo com o subcomandante do 17º Batalhão, major Juniel, a guarnição do sargento Zampiva e soldado Carvalho estava em patrulhamento quando foi acionado via celular que na rua 10 no bairro Itamaraty periferia da cidade Xinguara uma criança estava em estado de convulsão.

Em caráter de urgência, os militares se deslocaram até o local iniciando ali mesmo os primeiros socorros tendo como vítima uma criança de um ano e cinco meses. 

A mãe e familiares estavam desesperados e, de imediato, o soldado Carvalho iniciou a manobra para desobstruir as vias respiratórias da criança sendo que após várias tentativas o procedimento deu resultado e a criança retomou a respiração.

A guarnição prestou socorro à criança encaminhando-a ao hospital de Xinguara para os procedimentos médicos. O soldado Carvalho do 17º Batalhão Carajás aplicou na ação o que aprendeu o curso de soldado da Polícia Militar do Pará sendo importante para salvar a vida da criança.

O major Juniel subcomandante do Batalhão destacou a rápida ação da guarnição e o procedimento aplicado pelo soldado Carvalho, mostrando que e Polícia Militar do Pará está preparada para qualquer ação.

A manobra utilizada pelo policial consiste em colocar o bebê deitado de barriga para baixo em cima do seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo, apoiando seu antebraço na sua coxa para ter mais firmeza e com o cuidado necessário flexionar com a base da mão entre os ombros, no meio das costas da vítima com um pouco de força, mas sem machucá-lo por reiteradas vezes até que a criança volte a respirar.