Dr. Responde

Suplemento alimentar deve ter indicação de médico ou nutricionista

Segundo nutricionista, o indicado é procurar um profissional capacitado para fazer a suplementação de acordo com as necessidades individuais do paciente e definir qual a melhor estratégia nutricional
Segundo nutricionista, o indicado é procurar um profissional capacitado para fazer a suplementação de acordo com as necessidades individuais do paciente e definir qual a melhor estratégia nutricional

Trayce Melo

Nos últimos anos, os suplementos alimentares ganharam popularidade e cada vez mais a busca pelo corpo perfeito e saudável estimulou esse mercado. Eles podem ser vendidos em lojas de suplementos ou farmácias, na forma de suplemento em pó, cápsula, comprimido, líquido, gel, barra e pastilha de goma, podendo conter vitaminas, minerais, aminoácidos, extratos vegetais, fibras, enzimas, entre outros.

A nutricionista esportiva Fernanda Cavalcante ressalta que os suplementos alimentares não servem para substituir uma refeição, eles devem ser utilizados como recurso para complementá-la.

“Dessa forma, são indicados para pessoas que não conseguem somente com os alimentos suprir as calorias nutricionais necessárias para o funcionamento adequado do organismo ou para compensar os gastos energéticos decorrentes de treinamentos físicos de alto rendimento”, pontua.

Fernanda alerta, no entanto, que é preciso cuidado. O consumo sem acompanhamento adequado pode provocar reações adversas e até mesmo intoxicação. “Esses produtos podem ser benéficos à saúde somente quando ingeridos sob a orientação de um médico ou nutricionista. Isso acontece porque alguns suplementos são contraindicados em algumas condições e, em doses elevadas, podem causar efeitos colaterais e prejudicar a saúde”, aponta.

A especialista destaca alguns dos riscos em consumir suplementos sem a recomendação de um médico ou nutricionista. “É necessária uma avaliação individualizada. Uma suplementação inadequada pode causar a sobrecarga do fígado e dos rins para metabolizar o nutriente, por exemplo. Também há a possibilidade de acúmulo de gordura corporal quando o suplemento é de carboidratos (exemplo: maltodextrina), proteínas (exemplo: whey protein) ou gorduras (exemplo: MCT), o que pode ocasionar o efeito contrário ao desejado”, esclarece.

“Nunca faça suplementação alimentar por conta própria e não siga dicas de internet sem fundamentação científica. O indicado é procurar um nutricionista para fazer a suplementação de acordo com as necessidades individuais do paciente e definir qual a melhor estratégia nutricional. Só assim será possível alcançar os resultados desejados de maneira eficaz”, aconselha a nutricionista.