Bola

Rally dos Sertões chega a Salinópolis

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O maior rally do mundo completa neste sábado (10), nas areias de Salinópolis, seu roteiro de 7.202 quilômetros, dos quais mais de quatro mil cronometrados. O Sertões BRB dos 30 anos receberá a caravana com festa mais que merecida. Afinal, se os campeões nas três modalidades (carros, motos e UTVs) e suas divisões serão conhecidos, vencedores serão todos os que passarem pela rampa promocional de chegada.

Antes de comemorar e relaxar, no entanto, ainda será necessário um sprint final. A 14ª etapa, não por acaso intitulada ‘Ao Som do Mar’ (sempre com as estrofes do Hino Nacional, numa homenagem ao Bicentenário da Independência) foi traçada a dedo. Nas palavras do diretor de prova Du Sachs, a especial de 126km é a ‘mais gostosa de todas’. Trará trechos sinuosos e travados; subidas e descidas, alguns trechos de trial (com pedras e erosões que devem ser encaradas com cuidado). Tudo para fechar com chave de ouro uma edição épica do Sertões BRB.

O maior rally do mundo cruzou o Brasil e chega ao Pará. Foto: Divulgação

A 13ª e penúltima etapa (Verde-Louro), nesta sexta (9) foi encerrada no quilômetro 176 dos 358 previstos, priorizando a segurança dos competidores. Adiante do local da interrupção havia trânsito de caminhões do Exército que não saíram a tempo do trecho cronometrado conforme planejado anteriormente. Pilotos e navegadores seguiram por asfalto até Paragominas.

A alteração indiretamente beneficiou os líderes, já que os perseguidores contaram com uma distância menor para tentar descontar a diferença. O trecho percorrido por carros, motos e UTVs foi sinuoso e desafiador. Vale destacar que essa foi a única alteração necessária em um roteiro de duas semanas que atravessou oito estados.