Entretenimento

Arrastão do Pavulagem agitam ruas de Belém neste final de semana

Foto:  Antonio Melo - Diário do Pará
Foto: Antonio Melo - Diário do Pará
Even Oliveira
A preparação para o tradicional Arrastão do Pavulagem já está a todo vapor. No último sábado (25), teve início a segunda fase dos ensaios, marcando a integração entre iniciantes e veteranos deste movimento cultural que celebra a cultura popular amazônica. O evento aconteceu em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem, localizado no Boulevard da Gastronomia, e atraiu uma multidão de curiosos e participantes.
Com o tema “Arraial do Saber”, a 37ª edição do Arrastão do Pavulagem promete ser um marco na preservação e difusão das tradições culturais do Pará. Representando um caldeirão de mistura de ritmos, sons, pessoas e cores, os ensaios deste ano contam com um número recorde de participantes. Mais de mil e cem pessoas são esperadas para integrar o Batalhão da Estrela, que se apresenta como a espinha dorsal durante os cortejos dos arrastões programados para os dias 16, 23 e 30 de junho e 7 de julho.
Durante o período de oficinas, o brincante iniciante aprende o ofício artístico, mas no sábado se encerrou a participação dos iniciados e iniciantes, tornando-os parte integrante do Batalhão da Estrela. João Guilherme, coordenador de ações do Instituto, enfatizou a importância do evento na revitalização da cultura popular.
“O Arraial do Pavulagem reivindica a cultura popular em um espaço contemporâneo, fazendo releituras que preservam memórias e tradições. Este ano, trabalhamos o Saber, especialmente o saber feminino e ancestral, destacando a importância das mestras nesse processo”, explica João.
Cristina Igreja, de 54 anos, que participa dos arrastões há pelo menos 10 anos, atualmente toca o instrumento Alfaia. “Participar dos ensaios é perpetuar a cultura. É uma maravilha encontrar um coletivo tão diversificado. Minha família inteira se envolve; minha irmã, minha filha e até minha neta, que foi gerada aqui, participam. Eu toco a alfaia e venho de São Braz para participar”, comenta.
Foto: Antonio Melo – Diário do Pará
A  atendente de relacionamento Luiza Chegão, 22, que participa do Arraial há quatro anos, conta sobre sua conexão pessoal com o evento. “Praticamente cresci no Arraial do Pavulagem, ele faz parte da minha infância e adolescência; e, há quatro anos, decidi fazer parte do batalhão. Sempre participei dos ensaios, que são fundamentais para nossa preparação e para ajudar os novos integrantes”, diz.
Os ensaios seguem até meados de junho e são abertos ao público, proporcionando uma imersão na cultura popular para quem desejar acompanhar de perto a preparação para um dos eventos mais esperados do calendário cultural de Belém.
SERVIÇO
Os ensaios do Arrastão do Pavulagem 2024 seguem:
Segunda a sexta-feira – 19h às 21h;
Sábados – 16h 18h;
Domingos – 10h às 12h.
Local: Em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (Boulevard da Gastronomia)
Para mais informações, siga os perfis oficiais do Arraial do Pavulagem nas redes sociais:
Instagram: @ArraialDoPavulagem
Twitter: @BoiPavulagem
TikTok: @ArraialDoPavulagem