Dr. Responde

Como funciona o acesso aos anticoncepcionais gratuitos

Como funciona o acesso aos anticoncepcionais gratuitos

O Governo Federal implementou a distribuição gratuita de anticoncepcionais como uma medida para fortalecer o acesso a métodos contraceptivos, complementando a disponibilidade de preservativos femininos e masculinos em postos de saúde.

Acesso Gratuito através do Programa Farmácia Popular

Os anticoncepcionais gratuitos estão disponíveis através do programa Farmácia Popular, que oferece mais de 40 medicamentos gratuitos ou com descontos em farmácias e drogarias credenciadas, complementando o trabalho das unidades básicas de saúde e farmácias públicas municipais.

Isso significa que cerca de 55 milhões de brasileiros podem obter esses medicamentos de forma gratuita. Para garantir o acesso, basta comparecer a uma farmácia credenciada com a receita médica, documento de identidade e CPF.

Quem Pode Obter Anticoncepcionais Gratuitos?

Todas as mulheres beneficiárias do Bolsa Família, com inscrição atualizada e regularizada, têm direito ao anticoncepcional gratuito. Isso também se aplica às dependentes em idade fértil.

Para retirar o anticoncepcional, é necessário apresentar uma receita médica (obtida de médicos particulares ou do SUS) em uma farmácia credenciada no programa Farmácia Popular, junto com documentos pessoais como RG, CPF e, se possível, o cartão do Bolsa Família ou o Número de Identificação Social (NIS). Dependentes também devem levar documentação que comprove o parentesco.

Anticoncepcionais Disponíveis Gratuitamente

As beneficiárias do Bolsa Família podem acessar diversas opções de anticoncepcionais, desde que contenham os seguintes componentes, conforme especificado pelo Ministério da Saúde:

  • Acetato de medroxiprogesterona (150 mg)
  • Etinilestradiol (0,03 mg) + levonorgestrel (0,15 mg)
  • Noretisterona (0,35 mg)
  • Valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg)

Em caso de dúvidas, é importante conversar com um médico para, se necessário, ajustar o tipo de medicamento utilizado.

A distribuição gratuita de anticoncepcionais através do programa Farmácia Popular é uma importante medida para facilitar o acesso a métodos contraceptivos no Brasil, beneficiando milhões de mulheres, especialmente as inscritas no Bolsa Família. A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal em promover a saúde e o bem-estar da população.