E quis o destino que Paysandu e Guarani se enfrentassem um dia antes de uma data histórica, especialmente para os bicolores. Os times, que estão mal na Série B, se enfrentarão neste sábado, 25, em Campinas (SP). E, no dia 26 de maio, a torcida bicolor vai celebrar os 33 anos de uma conquista então inédita ocorrida justamente contra o Bugre.
Foi num domingo do dia 26 de maio de 1991 que o Paysandu levantou seu troféu mais importante na época, o de campeão da Série B. O time havia perdido a ida por 1 a 0 em Campinas, mas comandados por Dadinho e Cacaio, o Papão bateu o Guarani por 2 a 0 no Mangueirão. O Papão fez 22 partidas naquele campeonato, obtendo 13 vitórias, quatro empates e sofrendo cinco derrotas. O jogo acabou aos 41 minutos do segundo tempo, uma vez que o Bugre teve seis jogadores expulsos pelo árbitro Manoel Serapião Filho.
FICHA TÉCNICA
Local: Alacid da Silva Nunes (Mangueirão) – Belém
Data: 26/05/1991 (Domingo)
Horário: 17:00 h
Árbitro: Manoel Serapião Filho (BA)
Assistentes: Cláudio Falcão Seixas (BA) e Sérgio Tapioca da Silva (BA)
1o. tempo: 0 X 0.
Final: Paysandu 2 X 0 – Cacaio aos 21 min. e Dadinho aos 36 min.
Renda: Cr$ 30.428.500,00
Público: 34.039 pagantes
Cartões Vermelhos: Biro-biro, Vonei, Julimar, Valmir, Jura e Zé Roberto aos 36 min. do 2o. tempo.
PAYSANDU – Luís Carlos, Paulo Cruz, Ari, Pedrinho e Léo; Edgard, Maurício (Jorginho Macapá) e Oberdan; Cacaio, Dadinho e Gerson. Técnico: Joel Martins.
GUARANI – Marcos Garça, Jura, Vladimir (Zé Roberto), Julimar e Valmir; Biro-biro, Vânder Luís e Edson Abobrão; Nenê (Adriano), Vonei e Claudinho. Técnico: Pepe.
Obs.: Os jogadores do GUARANI protestaram com veemência contra a validação do segundo gol do Paysandu, julgado por eles como irregular, e o árbitro expulsou 6 atletas bugrinos, sendo assim encerrada a partida por falta de número legal de jogadores. Com isso o Paysandu foi declarado campeão do Campeonato Brasileiro série B 1991.