Notícias

Carros que vão sair de linha em 2024: confira a lista

Carros que vão sair de linha em 2024: confira a lista

O mundo automobilístico passa por mudanças. Existem carros que vão sair de linha em 2024, enquanto novos modelos chegam às concessionárias. Se liga na lista de carros que vão sair de linha no Brasil em 2024 e veja as razões por trás dessas despedidas e o impacto que essas decisões podem ter no cenário automotivo.

As fabricantes de automóveis estão buscando se adaptar às demandas em constante evolução dos consumidores e aos avanços tecnológicos.

E quais carros vão sair de linha em 2024? Vamos conhecer os modelos que darão adeus às estradas brasileiras!

1. Renault Stepway

Renault Stepway é um dos carros que vão sair de linha em 2024, pois a marca francesa vai focar no novo SUV Kardian, que será produzido no Brasil,  na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Ele representa o último remanescente da atual geração do Sandero no Brasil e é muito querido por motoristas de aplicativo. Podemos dizer que é uma versão aventureira do Sandero, por seu visual mais robusto.

Sua descontinuação se alinha com a nova estratégia da Renault de focar em modelos concebidos internamente, em vez de subsidiárias como a Dacia, que deu origem não apenas ao Sandero, mas também ao Logan e ao Duster.

Atualmente, o Stepway está disponível apenas com o motor 1.0 na linha 2024, com desempenho de 82cv.

Renault Stepway

Confira: Renault Stepway

 

2. Citroen C4 Cactus

Citroen C4 Cactus é outro SUV que pode entrar na nossa lista de carros que vão sair de linha no Brasil em 2024. Mas ainda há incertezas quanto à sua descontinuidade.

Com a chegada do Citroën C3 Aircross (SUV de sete lugares), seguido pelo lançamento do cupê C3 X ou Fastlounge programado para o segundo semestre de 2024, o Citroën C4 Cactus perdeu lugar no catálogo brasileiro e na fábrica de Porto Real (RJ).

O modelo apresenta um projeto envelhecido e utiliza dois motores veteranos, o EC5 e o THP, que não atendem às normas do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve) L8.

O possível fim do C4 Cactus marcaria o encerramento definitivo da plataforma PF1 na América do Sul, apesar de ter recebido recentemente uma leve atualização na linha 2024.

Embora a Stellantis tenha confirmado o lançamento de um novo modelo sob a bandeira da Citroën no próximo ano, parece que uma geração totalmente nova deste SUV só estará disponível em 2025.

Citroen C4 Cactus

Confira: Citroen C4 Cactus

Ofertas a partir de: R$82.900

3. Nissan Leaf

Nissan Leaf é um dos primeiros carros elétricos vendidos no Brasil, mas também vai sair de linha em 2024.

Mesmo com um design futurista e um programa de vantagens para os proprietários, o carro tem baixa demanda, o que decorre de um custo elevado e uma autonomia limitada.

Isso justifica a sua descontinuidade, que abre espaço para o SUV Ariya, que, espera-se, tenha mais apelo entre os motoristas brasileiros.

Apenas a título de curiosidade, sua versão de 2023, apresenta motor elétrico de 110 kW e 150 cv, bateria de 40 kWh com autonomia para 192 km.

 Nissan Leaf

Confira: Nissan Leaf

Ofertas a partir de: R$199.900

4. Toyota Yaris e Yaris Sedan

O destino dos modelos Yaris e Yaris Sedan da Toyota no mercado brasileiro está envolto em incertezas.

Mas informações sugerem que a produção desses compactos será encerrada com a chegada do SUV Yaris Cross, programada para iniciar a produção em série no último trimestre de 2024.

Isso implica que a saída da dupla de compactos do mercado brasileiro provavelmente ocorrerá no início de 2025.

Diante da indefinição, apontamos os modelos aqui como carros que podem sair de linha em 2024.

Embora o Toyota Yaris  tenha desempenho razoável em vendas, sua continuidade no Brasil parece limitada, especialmente na versão hatch.

A nova geração, confirmada apenas para o modelo sedã e importada da Tailândia, juntamente com a introdução do Yaris Cross híbrido-flex em Sorocaba/SP, indicam uma mudança na estratégia da marca.

Toyota Yaris e Yaris Sedan

Confira: Toyota Yaris e Yaris Sedan

Ofertas a partir de:

R$81.990

5. Chevrolet Equinox

Chevrolet Equinox integra a nossa lista de carros que vão sair de linha no Brasil em 2024, mas será substituído por uma nova geração, totalmente elétrica.

No entanto, o SUV médio será tão modificado que faz sentido colocá-lo na lista. Ele deixa de lado o motor a combustão para se tornar elétrico, e ainda traz mudanças radicais no conceito, na plataforma e na carroceria.

No final das contas, a única coisa que se manterá é o nome.  Já prepare o seu “adeus” ao motor turbo 1.5 de 172 cv de potência que conhecíamos.

Chevrolet Equinox

Confira: Chevrolet Equinox

Ofertas a partir de:

R$144.990

6. Chevrolet Cruze e Cruze Sport6

A descontinuação do Chevrolet Cruze e Cruze Sport6 na Argentina marca o fim de uma era na produção de sedans e hatches médios na América do Sul.

Esses modelos, construídos sobre a plataforma Delta, serão lembrados como “heróis da resistência”, especialmente o Cruze Sport6, que é o último hatch médio de uma marca generalista fabricado no Brasil.

Vale pontuar que este veículo foi um dos modelos mais bem-sucedidos da montadora não só no Brasil, mas em muitos outros mercados.

Chevrolet Cruze e Cruze Sport6

Confira: Chevrolet Cruze e Cruze Sport6

Ofertas a partir de:

R$79.900

7. Chevrolet Camaro

Outro carro que se despede do mercado brasileiro em 2024 é um dos mais famosos muscle cars: o Camaro.

Mas dá “adeus” em grande estilo, com o lançamento da linha Collection, limitada a 125 unidades.

O Camaro Collection tem uma pintura exclusiva, com faixas brancas no capô e na traseira. O modelo também apresenta o melhor motor V8 já produzido pela Chevrolet, com 461 cv de potência. Com isso, você pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos (não que precise).

Após o fim da última coleção, a GM aposentará o esportivo em definitivo. Afinal, está em preparação para lançar o crossover esportivo e elétrico Blazer.

Lembrando que muscle car se refere a veículos esportivos de porte médio que trazem grandes propulsores (geralmente V6 ou V8).

Chevrolet Camaro

Confira: Chevrolet Camaro

Ofertas a partir de:

R$199.980

8. Chevrolet Bolt e Bolt EUV

O Chevrolet Bolt e o Bolt EUV são os veículos elétricos da marca, mas são carros que vão sair de linha em 2024.

A produção dos modelos pela GM foi encerrada nos Estados Unidos no fim de 2023, e os estoques devem durar até o primeiro semestre de 2024.

O Bolt é um hatch compacto elétrico, enquanto o Bolt EUV é um SUV elétrico derivado dele. Os modelos têm um design simpático, com faróis redondos e lanternas horizontais, além de bom desempenho.

O EUV, por exemplo, tem 203 cv de potência e uma bateria de 65 kWh, que permite rodar até 416 km com uma carga.

Chevrolet Bolt e Bolt EUV

Confira: Chevrolet Bolt e Bolt EUV

Ofertas a partir de: R$199.999

9. JAC iEV-330P

A primeira picape média elétrica a ser vendida no Brasil, a JAC iEV-330P, está prestes a sair de cena e marcará o fim de uma era pouco lembrada.

A decisão de descontinuar as vendas será tomada pelo grupo SHC, o importador oficial da marca chinesa, durante o primeiro semestre de 2024.

Este movimento coincide com o lançamento de sua sucessora, conhecida em outros mercados como T9 ou Hunter. É uma picape média mais moderna.

A nova picape, que ainda não tem nome divulgado no Brasil, representa uma renovação visual relevante da própria iEV-330P. Na China, ela é conhecida como T8.

No Brasil, a sucessora será oferecida com motor elétrico, o mesmo da iEV330P, entregando 204 cv de potência, tração 4×2 traseira, bateria de 77 kWh, aproximando-se dos 300 km de autonomia segundo o Inmetro.

Já a opção a diesel será equipada com um motor 2.0 turbo de 170 cv, com tração 4×4, câmbio automático de oito marchas e capacidade de carga de 1.400 kg.

À medida que nos despedimos desses carros que vão sair de linha em 2024, observamos as mudanças na indústria automobilística.

Novos modelos e tecnologias estão surgindo, e a busca por veículos mais eficientes e sustentáveis continua.

Este é um momento de transição e oportunidade para os entusiastas e compradores em busca de ofertas especiais em carros usados.