Mundo

Carlo Acutis, o 'Influenciador de Deus', vai virar santo após novo milagre

O Pontífice autorizou a publicação de alguns decretos, entre quais consta o reconhecimento do milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis
O Pontífice autorizou a publicação de alguns decretos, entre quais consta o reconhecimento do milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis

O Papa Francisco recebeu em audiência na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, Card. Marcello Semeraro. O Pontífice autorizou a publicação de alguns decretos, entre quais consta o reconhecimento do milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis, que morreu aos 15 anos.

Ele é conhecido como o ‘padroeiro da Internet’ ou ainda ‘Influenciador de Deus’, porque utilizava as redes para evangelizar.

Carlo nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres (Inglaterra) e morreu em 12 de outubro de 2006 em Monza (Itália). Os milagres atribuídos a ele o ligam com o Brasil, mais especialmente com Campo Grande (MS).

Desde cedo, Carlo demonstrou uma grande habilidade para a informática, dom que utilizou no serviço aos outros e na divulgação de conteúdos de formação cristã, como a exposição sobre os milagres eucarísticos.

Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sinais de doença e, após o diagnóstico, descobriu ter uma leucemia fulminante. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020.

Sete anos após a morte de Carlo, um milagre por intercessão do padroeiro foi registrado em Campo Grande, quando uma criança com condição rara no pâncreas foi levada até a uma missa na capela Nossa Senhora Aparecida.

Matheus Lins Vianna convivia com o diagnóstico de anomalia congênita rara no pâncreas anular e, segundo a família, após o contato com uma relíquia de Carlo, pediu de forma espontânea ‘para parar de vomitar’. E a criança parou de vomitar, segundo relato divulgado pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em celebração ao jovem Carlo Acutis.

O ‘Influenciador de Deus’ foi beatificado em 2010 em função dessa graça concedida. Já em 2017 apareceu o segundo suposto milagre atribuído ao padroeiro da internet. Outro morador de Campo Grande, de 25 anos, ficou em estado vegetativo após uma parada cardíaca.

Os restos mortais de Carlo. Foto: Vatican News

Gabriel Terron Nunzio foi vítima da parada cardiorrespiratória, em 2016. O suposto milagre veio após exposição do jovem através da unção dos enfermos, com parte do pijama e pedaço de cabelo de Acutis.