Dr. Responde

Lobomicose: Lesões são provocadas por fungos 

Trabalhadores rurais são mais suscetíveis à contaminação quando sofrem traumas com pedaços de vegetais. Foto: Freepik
Trabalhadores rurais são mais suscetíveis à contaminação quando sofrem traumas com pedaços de vegetais. Foto: Freepik

Cintia Magno

Outra doença causada também por fungos que estão presentes na natureza e que se desenvolvem através de lesões causadas por pedaços de madeira ou vegetais é a Lobomicose. A Dra Regina Carneiro esclarece que, no caso da Lobomicose, as lesões apresentadas são diferentes das ocasionadas pela cromomicose.

“Também no caso da Lobomicose o fungo existe na natureza. Em geral, também são lavradores, trabalhadores rurais, os principais acometidos. Eles sofrem traumas com pedaços de vegetais e, no local, as lesões vão se desenvolvendo. Nesse caso específico, as lesões se assemelham muito a quelóides, a cicatrizes”, diz. “O paciente também evolui por muitos anos com a doença e não tem nenhum tipo de repercussão sistêmica. E, a exemplo da cromomicose, a gente tem muitas lesões em pernas e braços porque são locais onde costumam ocorrer os traumas e a inoculação do agente”.

Nas duas doenças, a dermatologista explica que quando a lesão é muito pequena e única, o melhor tratamento é a cirurgia, para retirar aquela lesão. “Quando as lesões são múltiplas e a gente não consegue fazer a cirurgia, normalmente, na cromomicose a gente tem remédios antifúngicos que a gente usa e na Lobomicose também, mas nem todo mundo melhora com a medicação oral. Então, realmente, ainda é a melhor opção o diagnóstico precoce para que se possa fazer a retirada das lesões”.