SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Seis décadas depois de conquistar o primeiro e até então único título de sua história, a Atalanta deu fim ao incômodo jejum nesta quarta-feira (22), ao superar o Bayer Leverkusen e ganhar a Liga Europa.
Na decisão disputada em Dublin, na Irlanda, a equipe italiana desbancou o favoritismo do atual campeão alemão e venceu por 3 a 0, com três gols do nigeriano Ademola Lookman –dois na primeira etapa, aos 12 e aos 26 minutos, e um no segundo tempo, aos 30.
Embora tenha chegado à final com resultados expressivos, como eliminar o Liverpool nas quartas de final e o Olympique, na semifinal, o time de Bergamo era considerado azarão na disputa com os alemães.
Além de disputar uma final de um torneio europeu pela primeira vez, o único troféu expressivo da história da Atalanta havia sido registrado na década de 60, quando venceu a Copa da Itália, na temporada 1962-63.
Do outro lado, o Leverkusen buscava o bicampeonato continental. Campeão em 1987-88, quando a competição ainda era chamada de Copa da Uefa, o clube vinha embalado pela inédita conquista da Bundesliga, com uma campanha invicta, de 28 vitórias e seis empates.
Considerando toda a temporada do elenco dirigido pelo espanhol Xabi Alonso, a invencibilidade era de 51 jogos, a terceira maior da história do futebol europeu, somente atrás do Celtic (62 jogos de 1915 a 1917) e do Saint-Gilloise (60 jogos entre 1933 e 1935).
Tudo isso acabou superado pela postura dos italianos, que passaram os primeiros 30 minutos da decisão com uma marcação sob pressão, no campo de ataque. Além de impedir o avanço dos alemães, a tática serviu para criar boas oportunidades de gols, bem aproveitadas por Lookman, aos 12 e aos 26.
O faro apurado do nigeriano ajudou a Atalanta a construir uma boa vantagem para voltar para o segundo tempo com a possibilidade de administrar o jogo e só buscar o ataque em situações seguras. Deu certo, e o próprio atacante nigeriano conseguiu marcar mais um para fechar a conta, aos 30, confirmando o título para o clube de Bergamo.
ATALANTA
Musso; Djimsiti, Hien e Kolasinac (Scalvini); Zappacosta (Hateboer), Éderson, Koopmeiners e Ruggeri (Rafael Tolói); De Ketelaere (Pasalic), Lookman e Scamacca (El Bilal Touré). Técnico: Gian Piero Gasperini
BAYER LEVERKUSEN
Kovar; Tapsoba, Tah e Hincapié; Stanisic (Boniface), Palacios (Andrich), Xhaka e Grimaldo (Hlozek); Frimpong (Tella), Wirtz (Schick) e Adli. Técnico: Xabi Alonso
Competição: final da Liga Europa
Data: 22 de maio de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Aviva Stadium, em Dublin, Irlanda
Árbitro: Istvan Kovacs (Romênia)
Cartões amarelos: Djimsiti, Scamacca, Zappacosta e Koopmeiners (Atalanta); Wirtz, Tapsoba e Andrich (Bayer Leverkusen)
Gols: Lookman, aos 12′ e aos 26′ do 1ºT, e aos 30′ do 2ºT (Atalanta)