Pará

Feira da Indústria do Pará 2024 abre nesta quarta

A abertura será nesta quarta-feira (22), às 17 horas, e contará com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A abertura será nesta quarta-feira (22), às 17 horas, e contará com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com o tema “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”, a XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) oferecerá uma programação diversa com ações de sustentabilidade social e ambiental do setor, além de iniciativas de inovação e tecnologia.

A FIPA é composta por uma feira com 70 estandes e 90 expositores de pequenas, médias e grandes indústrias, e um Congresso Técnico que reunirá especialistas locais e nacionais para discutir importantes questões alinhadas ao cenário econômico global. O evento ocorrerá de 22 a 25 de maio, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA).

A abertura será nesta quarta-feira (22), às 17 horas, e contará com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; da vice-governadora do Estado, Hana Ghassan; e demais autoridades e entidades ligadas ao setor produtivo do Estado. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) há 30 anos, com edições a cada dois anos, a FIPA tem a expectativa de receber pelo menos 20 mil visitantes.

Em paralelo à Exposição, nos dias 23 e 24/05, a partir das 14 horas, a XVI FIPA contará com um Congresso Técnico com mais de 20 painéis temáticos de interesse da indústria e cerca de 10 horas de conteúdo sobre questões como: descarbonização da indústria, “green skills” (habilidades verdes), transição energética, ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança), rastreabilidade da cadeia produtiva, acesso ao crédito, entre outros. O Congresso reunirá cerca de 50 palestrantes e a expectativa é reunir mil participantes.

“Nestes 30 anos, a FIPA vem desempenhando um papel importante como incentivadora da indústria regional, divulgando a produção local e proporcionando um ambiente dinâmico e repleto de oportunidades para novos negócios. Com certeza, este é o maior evento da indústria da Amazônia e estamos com grande expectativa para mostrar as soluções inovadoras que serão compartilhadas tanto nos estandes quando no Congresso Técnico, e que nos trarão importantes aprendizados para a nossa jornada por uma indústria mais moderna e sustentável aqui na nossa região”, afirma Alex Carvalho, presidente da Fiepa.