Pará

'Desafio Valorant' reúne feras dos esportes eletrônicos em Belém

Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

Diego Monteiro

A primeira edição do Desafio Valorant Powered By DOL teve início nesta sexta (17) e segue neste sábado e domingo (18 e 19). Trata-se de um campeonato de esportes eletrônicos de nível profissional e que envolve um dos jogos mais populares do mundo e que está entre os 10 com maior quantidade de jogadores. Em relação ao gênero FPS (First-Person Shooters, em inglês), ficou no top três.

Com o patrocínio do Shopping Bosque Grão-Pará e da Claro, o Desafio Valorant é uma realização do DOL, do Grupo RBA de comunicação, e conta com a parceria da Riot Games, desenvolvedora do jogo. Diante do sucesso entre diversos públicos, esta edição premiará os finalistas com um total de R$ 10 mil e 54.000 VP (Valorant Points), variando conforme a colocação das equipes.

Segundo Cássio Ricardo, coordenador geral do evento, a programação é um sucesso. “Não estamos acostumados a ter um evento desse tipo e com essa estrutura pela cidade. Tudo foi montado para mostrar o quão profissional é esse mundo e pretendemos trabalhar ainda outras modalidades em breve, com o profissionalismo que os esportes eletrônicos merecem no Pará”, ressalta.

Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

Ao todo, 24 equipes foram selecionadas para participar com inscrições gratuitas. Após eliminatórias realizadas online, oito grupos disputaram ontem entre si, em formato “Melhor de 1” (MD1), em uma grande arena equipada, inclusive com um telão de LED. Mesmo para as pessoas que não estão disputando, o público presente poderá acompanhar todos os momentos do torneio.

Cássio acrescenta: “Além das disputas, o Desafio Valorant contará com arena livre ao público que quiser jogar no local antes do início dos torneios, quiz e gincanas especiais. Em outros momentos ficará restrito apenas para os competidores, mas claro, quem quiser pode acompanhar tudo de perto por meio do telão. A ideia é justamente essa, envolver as pessoas nesse universo”.

 

Line-up

Na sexta-feira, o evento contou com a primeira line-up inteiramente feminina, que jogou logo nas primeiras horas do Desafio Valorant. Hoje, ocorrerão as semifinais, onde as equipes participantes se enfrentarão no formato “Melhor de 3” (MD3). Quem vencer duas partidas da série se classifica para a grande final no domingo (19), que será uma “Melhor de 5” (MD5).

 Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

A universitária Letícia Megumi, 26, que integra o único time feminino de Valorant, em Belém, destacou a importância de participar dessa disputa. “Nossa presença aqui é uma forma de incentivo para que outras meninas também possam jogar. Essa é uma experiência maravilhosa, principalmente para quem é gamer. Então estamos confiantes com o resultado e pela participação”.

Carla Salheb, 22, também faz parte da mesma equipe. “É muito difícil você ver as meninas no cenário hoje. O nosso time é o primeiro time competitivo nessa modalidade aqui na capital paraense. A gente está falando hoje de um evento local, mas existe alguma prospecção para eventos maiores, fora do estado. Mas esse sem dúvida abrirá as portas para que possamos ir longe”, resume a estudante.

O competidor Vinicius Henrique, 23, parabenizou o evento. “Como participante eu fico muito feliz que tenham abraçado essa ideia, de promover esse evento que tem público. Se parar para analisar, um dos maiores mercados é o de gamer e que mês após meses apresenta escalada economicamente falando. Então todos saem ganhando, incluindo nós que jogamos, competimos e nos divertimos”, conclui.

Vale ressaltar que além dos jogadores, o público que irá prestigiar o Desafio Valorant também será premiado com brindes e sorteios de Valorant Points. Já para quem não puder acompanhar presencialmente, o evento será transmitido ao vivo pelas plataformas digitais da Twitch no canal DOL Games e do YouTube no canal do DOL – Diário Online.