Dr. Responde

Frutas regionais têm sabor e nutrientes

Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Trayce Melo

Que as frutas fazem muito bem para a saúde não é novidade. Elas são fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e vários compostos que contribuem para a prevenção de doenças. Para se ter uma alimentação adequada e saudável, é importante consumir frutas variadas diariamente.

“Comer frutas todos os dias ajuda o organismo a funcionar bem e em equilíbrio”, esclarece a nutricionista Thaís Granado, mestre em Gestão e Saúde pela Santa Casa do Pará, doutoranda em Psicologia pela UFPA e conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região.

No entanto, a maior parte desses benefícios vêm do consumo da fruta in natura. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, sucos naturais da fruta nem sempre proporcionam os mesmos benefícios da fruta inteira. Fibras e muitos nutrientes podem ser perdidos durante o preparo e o poder de saciedade é sempre menor que o da fruta inteira. Por isso, o melhor mesmo é consumi-las inteiras, seja nas refeições principais, seja em pequenas refeições.

Apesar de tantos benefícios para a saúde, a população brasileira apresenta baixo consumo das frutas in natura em seu dia a dia, o que aumenta o risco do desenvolvimento de doenças crônicas como obesidade, hipertensão, diabetes dentre outras.

Frutas regionais

Por mais que as frutas mais populares por todo o Brasil sejam bem-vindas na dieta, existem outras menos conhecidas que também surpreendem com seu sabor e refrescância. As frutas da Amazônia merecem ser experimentadas, em especial as nativas do Estado do Pará. Algumas delas são o cupuaçu, bacuri, muruci, pupunha, jambo, biribá e o açaí, amplamente reconhecidas por seu alto valor nutricional. Consumidas in natura ou como suco, elas oferecem uma combinação deliciosa de sabor e benefícios à saúde.

A nutricionista explica que é importante não cometer exageros ao ingerir frutas, pois esses excessos podem ser prejudiciais à sua saúde. Isso acontece porque as frutas têm açúcar, e por mais que esse açúcar seja natural, consumi-las em excesso provoca o aumento da glicose no sangue, o que leva ao aumento da insulina. “É importante também não comer a mesma fruta todos os dias. Coma frutas variadas, dessa forma seu corpo irá se beneficiar de diferentes vitaminas”, sugere.

Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Mais procuradas

No Ver-o-Peso encontram-se frutas tropicais e regionais, como açaí, muruci, pupunha, bacuri, cupuaçu, entre outras.

O feirante José Augusto Rocha, de 51 anos, trabalha há mais de 30 anos na feira. Conta que o cupuaçu e a pupunha, são os líderes dentre os procurados pelos consumidores. “Eu vendo várias frutas, dependendo do período. No momento, eu tenho pupunha, cupuaçu, castanhas e biriba. São as frutas que ainda estão na estação. Mas a procura é pelo cupuaçu e pela pupunha”, diz.

Já a Nazaré Barros, tem um box de polpa de frutas há mais de 40 anos, ela conta que os turistas compram muito o açaí congelado. “Eu tenho uma variedade muito grande de polpa de frutas. Mas as frutas regionais são os sabores que mais tem saída. Como o cupuaçu, taperebá, bacuri e o muruci. São polpas que dão pra fazer tanto suco, como preparar doces”, disse.

“Os turistas também gostam muito de levar a polpa do açaí congelado. Aqui a gente já tem tudo pronto. Ele fica congelado, tudo embalado e no isopor só pro cliente levar para a viagem”, comenta.

Valor nutricional das frutas

Açaí

Cada 100 gramas de açaí puro contêm 58 calorias e quando consumido em quantidade e frequência adequadas torna-se uma opção saudável.

O açaí é considerado um alimento de grande valor nutricional, pois apresenta em sua composição fibra alimentar, antocianinas, minerais, particularmente, cálcio e potássio e ácidos graxos essenciais. Também é muito rico em Manganês (fortalecimento de ossos e cartilagens), Vitamina E (antioxidante – imunidade), Ferro (Sistema circulatório e combate à anemia – associado à vitamina C), gorduras saudáveis (energia para atividades cotidianas), Magnésio (metabolismo e produção de hormônios e proteínas) e Vitamina C (aproveitamento do Ferro, formação de ossos, tendões, músculos, peles e imunidade).

Cupuaçu

Cada 100 gramas contêm 49 calorias. É muito rico em Vitamina C (aproveitamento do Ferro, formação de ossos, tendões, músculos, peles e imunidade), vitamina B1 (funcionamento do sistema nervoso. Necessário a ingestão diária), manganês (ossos e cartilagens mais fortes), Ferro (Sistema circulatório e combate à anemia – associado à vitamina C), zinco (crescimento e imunidade), potássio (contração muscular), compostos fenólicos (cores dos alimentos / complementam o papel de vitaminas e minerais na imunidade) e tem baixa caloria e rico em fibra.

Bacuri

Cada 100 gramas contêm 105 calorias. É uma excelente fonte de nutrientes, como as vitaminas C e A, mineiras como o ferro e o potássio, fibras e ácidos graxos saudáveis. É uma fruta considerada um anti-inflamatório natural, fortalece os ossos, melhora a textura e a saúde da pele, faz bem para o intestino, reduz a hipertensão e reduz resfriados.

Biribá

Cada 100 gramas contêm 78 calorias. Apresenta um alto teor de diversos micronutrientes como cobre, magnésio, vitamina C, manganês, ferro e zinco.

Jambo

Cada 100 gramas contêm 27 calorias. A colheita se dá de janeiro a maio e o fruto contém vitaminas A, B1, B12, além de cálcio, ferro e fósforo. Na Índia e Malásia, o jambo é utilizado também como planta medicinal.

Murici/muruci

Cada 100 gramas contêm 68 calorias. O murici é rico em fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C, B1 e B2 e niacina. A fruta madura tem cor amarelada, possui consistência pastosa.

Pupunha

Cada 100 gramas contêm 164 calorias. É de excelente valor energético e elevado teor de vitamina A, apresenta polpa carnuda, espessa e, às vezes, fibrosa. É muito rico em vitamina B1 (funcionamento do sistema nervoso. Necessário a ingestão diária – outras fontes: feijão, castanha do pará, carne suína), em Vitamina E (antioxidantes – imunidade), Betacaroteno (pode ser convertido em vitamina A – visão), gorduras saudáveis (energia para atividades cotidianas), rico em carotenoides (antioxidantes – protegem contra o envelhecimento das células, e atuam na imunidade).