Quando o assunto é limpeza, há sempre muitas dúvidas, principalmente porque surgem novidades a respeito do assunto o tempo todo. Independente se os cuidados com a casa é algo novo na rotina ou se a atividade já está presente por muitos anos. Nem todo mundo sabe, por exemplo, que utilizar panos coloridos vai além da estética. Eles facilitam a categorização de uso por ambiente, evitando a contaminação cruzada. Ou que o uso de borrifador não significa apenas praticidade, mas ajuda, também, na economia do produto químico utilizado na limpeza. Mas sempre é tempo de aprender e evitar erros! Para ajudar quem tem dúvidas sobre o que pode ser feito ou não durante a rotina de higienização da casa, a Bettanin convidou o Dr. Bactéria, embaixador da marca EsfreBom, para desvendar os 10 mitos e verdades mais comuns que rondam o assunto no momento. Veja a seguir!
1.Só a vassoura é capaz de tirar toda a sujeira do piso?
Mito! A vassoura é ótima para eliminar pó, cabelos e outras sujidades do chão, mas se há algo encrustado no piso, outros artifícios serão necessários. Dependendo da complexidade, o uso de algo mais potente será necessário como o mop abrasivo; caso contrário, mops com esfregão cumprirão bem esse papel.
2.Usar o mesmo pano de limpeza em todos os cômodos da casa pode causar contaminação cruzada?
Verdade! Para evitar, uma boa dica é utilizar panos coloridos e deixar uma cor específica para cada cômodo, assim a bactéria não passeia de um cômodo para outro. Um cuidado especial deve ser tomado na hora de limpar o banheiro. Como o ambiente é muito propício a proliferação de bactérias, o ideal é que o pano utilizado seja lavado antes de uma segunda limpeza.
3.É possível diminuir o contato com produto químico ou água gelada na hora da limpeza?
Verdade! Hoje em dia há diversos produtos eficazes e que ajudam a diminuir o contato com produtos químicos e água gelada, que podem causar irritação na pele e/ou desconforto na hora de realizar a limpeza.
Bons exemplos são os mops com reservatórios, luvas, escovas com cabos longos. Assim não há desculpa para não encarar a limpeza, mesmo em dias mais frios!
4.Usar borrifador ajuda na economia de produto?
Verdade! Os borrifadores são ótimos, não somente para facilitar a limpeza, mas também para gerar economia de químicos utilizados na higienização. Normalmente, quando se despeja o produto direto da embalagem, a quantidade utilizada acaba sendo maior; com o borrifador, com um spray é possível ter uma boa quantidade de produto para limpar uma superfície por completo.
5.Pode usar a mesma vassoura para diferentes tarefas e cômodos?
Mito! Existem vassouras com modelos diferentes e indicadas para cada tipo de limpeza e cômodo. E usar a opção certa para cada finalidade ajuda a ter uma limpeza eficiente, além de preservar as cerdas do utensilio e o piso do cômodo.
6.Os produtos multiusos são ideais para quem não tem muito espaço em casa?
Verdade! Ter produtos que podem ser usados em diferentes cômodos, pisos e tarefas, pode ser a solução perfeita para quem deseja otimizar o espaço da lavanderia na hora de armazená-los. Um exemplo é o pano multiuso, que pode ser usado para limpar diferentes tipos de superfícies.
7.Cronograma de limpeza não é eficiente?
Mito! Para ter uma casa mais arrumada, é importante ter atitudes organizadas. E estabelecer um cronograma de limpeza que esteja de acordo com a rotina dos moradores pode auxiliar muito no dia a dia, já que ajudará a aproveitar os melhores horários e dias de cada um para deixar a casa sempre limpa e organizada.
8.Usar luvas é indispensável para quem quer proteger a pele?
Verdade! Utilizar luvas é muito importante para ter maior segurança com a pele, pois ela evita o contato com produtos químicos, diminuindo as chances de reações alérgicas e/ou ressecamento nas mãos.
9.Um dia da semana é suficiente para realizar a limpeza da casa?
Mito! Apesar de ser comum as pessoas tirarem um dia da semana para realizar uma limpeza pesada, é muito importante realizar algumas tarefas diariamente, como lavar a louça, limpar o piso e trocar os lixos. Tais atitudes evitarão o acúmulo de bactérias e sujeiras, fazendo com que a higienização seja eficiente e fácil.
10.Só pode secar a louça com pano de prato se ele estiver seco e higienizado?
Verdade! O pano só é indicado se ele estiver seco e higienizado. Se ele não for lavado da forma correta e regularmente, ele é um proliferador de bactérias e germes que vão se acumulando no tecido. Aqui, uma boa dica é utilizar panos com íons de prata em sua composição, que possuem capacidade de reduzir até 99,9%* das bactérias presentes no tecido.
Créditos
Com informações da BCBiz
Foto: Divulgação