Pará

Usipaz arrecadam quase 24 toneladas de doações para o RS; saiba como doar

Durante uma semana, as Usinas da Paz (UsiPaz), situadas na Região Metropolitana de Belém, arrecadaram aproximadamente 24 toneladas de doações destinadas aos afetados pelos temporais e enchentes no Rio Grande do Sul Foto: Wagner Almeida / Doário do Pará.
Durante uma semana, as Usinas da Paz (UsiPaz), situadas na Região Metropolitana de Belém, arrecadaram aproximadamente 24 toneladas de doações destinadas aos afetados pelos temporais e enchentes no Rio Grande do Sul Foto: Wagner Almeida / Doário do Pará.

Diego Monteiro

Durante uma semana, as Usinas da Paz (UsiPaz), situadas na Região Metropolitana de Belém, arrecadaram aproximadamente 24 toneladas de doações destinadas aos afetados pelos temporais e enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil daquele estado, o número de vítimas fatais é de 145 pessoas, enquanto 132 ainda estão desaparecidas, e milhares de moradores ficaram desabrigados.

De acordo com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), a meta da campanha foi arrecadar, principalmente, água mineral e alimentos não perecíveis, além de roupas, cobertores, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e ração para animais. Todo esse volume será enviado para apoiar os necessitados e seus animais daquela região.

Conforme Igor Normando, titular da Seac, as Usinas da Paz foram utilizadas como ponto de solidariedade ao povo gaúcho. “Agora, estamos na fase de organização desse material para que, já na próxima segunda-feira, dia 20, possamos, junto ao Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado, fazer o envio para atender aquelas pessoas que estão precisando de nós nesse momento”, disse.

“Precisamos compreender que as Usinas da Paz são equipamentos essenciais para a prática da cidadania, portanto, foram colocadas à disposição para fazer parte dessa corrente solidária e que muitos paraenses utilizaram para deixar suas doações. Esta é uma causa urgente e temos que estender as mãos para quem mais precisa da nossa ajuda”, acrescenta Normando.

A Usina da Paz do bairro da Terra Firme recebeu inúmeras doações dos moradores durante todo o dia de ontem, 15, como a do agente de portaria João Paulo Santiago, de 31 anos. “Precisamos sentir amor pelo próximo, e o que eles estão passando lá não é fácil. Além dos itens que eu trouxe, tenho pedido a Deus que possa confortar o coração deles. E que possamos fazer nossa parte”, expressou.

Mesmo com o término das arrecadações pelas Usinas da Paz, aqueles que desejam contribuir ainda podem fazê-lo através de outros pontos de coleta espalhados pela cidade. São aceitos principalmente alimentos não perecíveis avulsos ou cestas básicas, além de água mineral e ração para animais, roupas, calçados, cobertores, entre outros itens (veja no box)

Saiba onde doar

l Fundação Carlos Gomes: Av. Gentil Bittencourt, nº909 – Nazaré;

lColégio Marista Nossa Senhora de Nazaré: Av. Nazaré, nº 902;

lPosto Antunes: Rua dos Pariquis e Tv Rui Barbosa, nº 2083;

lEdifício Torre Umari: Travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 1500;

lRede de postos Pombal: Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal e Paragominas;

l Vise Corretora de Seguros: Rômulo Maiorana, nº 209, entre Antonio Barreto e travessa das Mercês;

lColégio Physics: (todas as unidades, até o dia 7 de maio);

lAfya Educação Médica: Travessa Doutor Moraes, 79, bairro Nazaré.