Pará

Mais de 11.400 concorrem a vagas do Forma Pará

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No próximo domingo (11), mais de 11.400 estudantes farão a prova do Processo Seletivo Especial (PSE) do Forma Pará. O certame quer preencher 1.790 vagas de graduação em 35 municípios do estado. O Programa é desenvolvido, desde 2019, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) presentes no estado e as prefeituras municipais. O objetivo é reduzir o déficit da oferta de cursos superiores no Pará.

O PSE diz respeito a vagas de cursos que serão executados pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); e pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O curso mais procurado foi Medicina Veterinária, em Parauapebas, com 1.949 inscritos, seguido de Engenharia Civil, em Juruti, com 785 e Agronomia, em Dom Eliseu, com 725 candidatos. Todo o certame é organizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

A prova

A prova de domingo será das 9h às 13h. Ela será constituída de uma prova objetiva e uma redação. A prova objetiva terá cinco questões, com quatro alternativas, de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia.

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 8h e fechados às 9h (horário oficial do estado do Pará), e não será permitida a entrada de candidato que se apresentar após o fechamento dos portões, em nenhuma hipótese. Será obrigatório o uso de máscara.

A nota final da prova de conhecimentos dos candidatos não eliminados nos termos do edital será obtida pela soma dos pontos da prova objetiva e da redação acrescida, quando for o caso, a bonificação de acréscimo de 10% na soma das notas dos candidatos que, no ato da inscrição, declararam ter estudado pelo menos uma das séries do Ensino Médio no município de realização do curso ou resida há pelo menos um ano neste, o que deverá ser comprovado na habilitação à matrícula.

Documentação

O candidato que não apresentar, no dia da prova, documento de identidade oficial original impresso, na forma definida em edital, não poderá fazer a prova, e será eliminado do processo. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto e CNH (digital).

Meta atingida

Esta será a primeira prova da fase de universalização do Forma Pará, que assegura a oferta, de pelo menos, um curso superior em cada um dos 144 municípios paraenses. No dia 18 de setembro, ocorrerá o certame para quem concorre às vagas dos cursos a serem executados pela Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Também estão abertas as inscrições, até o dia 10 de outubro, para o preenchimentos de 320 vagas de cursos do Instituto Federal do Pará (IFPA) em sete municípios (Abaetetuba, Belterra, Ipixuna do Pará, Irituia, Prainha, Terra Alta e Vigia). A prova ocorre no dia 6 de novembro. Com isso, o Forma Pará chegará à marca de 9.825 vagas ofertadas em quatro anos. Mais que o dobro da meta inicial do programa que era ofertar quatro mil vagas em quatro anos.

Veja os municípios onde ocorrerão as provas do dia 11 e os cursos ofertados:

Ufra: Agronomia (Floresta do Araguaia, Sapucaia, Tomé-açu, Dom Eliseu e Abel Figueiredo); Enfermagem (Magalhães Barata e Inhangapi), Medicina Veterinária (Parauapebas), Ciências Contábeis (Anapu e Bujaru), Administração (São Domingos do Capim, Mãe do Rio e Aurora do Pará), Sistemas de Informação (Santa Isabel, Porto de Moz e São Miguel do Guamá), Engenharia Ambiental (Marapanim), Engenharia de Pesca (Colares), Engenharia Florestal (Quatipuru) e Letras/Português (Garrafão do Norte).

Unifesspa: Química (Eldorado dos Carajás), Engenharia Civil (Água Azul do Norte, Bannach, Pau D’Arco, Sapucaia e São Domingos do Araguaia), Engenharia Elétrica (Palestina do Pará), História (Floresta do Araguaia), Pedagogia (Peixe-Boi, Placas e São João do Araguaia) e Arquitetura (Floresta do Araguaia).

Ufopa: Licenciatura em Matemática (Faro), Engenharia Civil (Juruti), Engenharia Florestal (Mojuí dos Campos), Geografia (Oriximiná), Pedagogia (Trairão) e Ciências Biológicas (Uruará).

O resultado definitivo está previsto para o dia 28 de outubro.